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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaiva, Andréa Carla de-
dc.contributor.authorAlcântara, Renata de Barros-
dc.date.accessioned2023-08-15T20:33:36Z-
dc.date.available2023-08-15T20:33:36Z-
dc.date.issued2023-05-04-
dc.identifier.citationALCÂNTARA, Renata de Barros. O tempo pedagógico e a educação física escolar: uma análise do currículo de Pernambuco. 2023. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4861-
dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo analisar o tempo pedagógico necessário para a apropriação dos conteúdos nas aulas de educação física. Identificando essa distribuição na organização curricular. A pesquisa foi realizada no estudo de abordagem qualitativa, elaborada através de análises de artigos e livros científicos, definida como bibliográfica – documental. Para a organização e construção do estudo, refletimos sobre a educação como política pública e social; a escola seu papel e função e a transformação na sociedade. Entendendo como configura o currículo, este como documento que organiza a prática social, assim como o projeto político pedagógico. Nesta compreensão, legitimar a Educação Física como disciplina curricular obrigatória, pensando no papel do professor, na construção de um ensino voltado para a realidade social, através da cultura corporal. Desta forma, o estudo colaborou para perceber como é tratado o conhecimento específico e sua apropriação, dentro de um tempo pedagogicamente necessário para desenvolver os conteúdos da Educação Física escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the pedagogical time required for the appropriation of content in physical education classes, identifying this distribution in the curricular organization. The research was carried out using a qualitative approach, elaborated through analyses of scientific articles and books, defined as bibliographic-documentary. To organize and construct the study, we reflected on education as a public and social policy, the school's role and function, and transformation in society. Understanding how the curriculum is configured as a document that organizes social practice, as well as the pedagogical political project. In this understanding, legitimizing Physical Education as a mandatory curricular discipline, considering the teacher's role in constructing teaching focused on social reality through bodily culture. In this way, the study contributed to understanding how specific knowledge is treated and appropriated within a pedagogically necessary time to develop physical education content in schools.pt_BR
dc.format.extent116 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectTempo pedagógicopt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.titleO tempo pedagógico e a educação física escolar: uma análise do currículo de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2615792931886227pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1546386833032185pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
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