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Título: Práticas pedagógicas e as representações de gênero em sala de aula: um estudo na educação infantil em escola pública.
Autor: Silva, Tânia Maria Rodrigues da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4105350999518782
Orientador: Duarte, Rebeca Oliveira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2892457731367709
Palavras-chave: Educação infantil;Relações de gênero;Prática pedagógica;Sexismo;Estereótipos
Data do documento: 14-Jul-2021
Citação: Silva, Tânia Maria Rodrigues da. Práticas pedagógicas e as representações de gênero em sala de aula: um estudo na educação infantil em escola pública. 2021. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: In the Brazilian educational context, despite the legal advances regarding the discussions on gender, many have been the obstacles to the realization of this theme in schools. This work was thought from the need to understand how the teaching pedagogical practices in the scope of Early Childhood Education, reinforce gender stereotypes or combat sexism through their performance in educational processes and in the formation of gender identity. Understanding that the school as a socializing space for concepts, concepts and practices, contributes to this construction, since it is in it that situations of inequality between men and women, boys and girls materialize, and these, in turn, materialize in the relationship with the teachers through the practices and are naturalized by the speeches and influenced by didactic materials, media etc. In terms of methodology, for data collection, systematic observation and direct interviews with the subjects were used, whose contents were analysed qualitatively and complemented with the Theory of Social Representations (TRS). The results demonstrate that teachers find it difficult to approach gender in the classroom and that there is a process of perpetuation of stereotypes of what it is to be a man and what it is to be a woman, in addition to the resistance in talking about other identities, although there are ruptures in sporadic activities, there was a need for training that instigates, problematize, and sensitizes teachers to systematically address gender issues in their pedagogical practices.
Resumo: No contexto educacional brasileiro, apesar dos avanços legais acerca das discussões sobre gênero, muitos têm sido os entraves para a concretização desse tema nas escolas. Este trabalho foi pensado a partir da necessidade de se compreender como as práticas pedagógicas docentes, no âmbito da Educação infantil, reforçam estereótipos de gênero ou combate o sexismo a partir da atuação destas nos processos educacionais e na formação de identidade de gênero. Entende-se que a escola, enquanto espaço socializador de conceitos, concepções e práticas, contribui com essa construção, uma vez que é nela que se concretizam situações de desigualdades entre homens e mulheres, meninos e meninas, e estas, por sua vez, se materializam na relação com os (as) professores (as) por meio das práticas e são naturalizadas pelos discursos e influenciados por materiais didáticos, mídia etc. Em termos de metodologia, para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas a duas docentes, duas gestoras e a coordenadora da Educação Infantil e observações sistemáticas e diretas das suas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e no recreio, cujos conteúdos foram analisados qualitativamente com base na Teoria das Representações Sociais (TRS) e pela análise dos documentos que orientam a prática pedagógica na EI com abordagem de gênero como o Referencial Curricular Nacional Educação Infantil – RCNEI e da Política de Ensino da Região Metropolitana de Recife – PE RMR. Os resultados demonstram que as professoras encontram dificuldades em abordar gênero em sala de aula e que há um processo de perpetuação de estereótipos do que que é ser homem e do que é ser mulher, além da resistência em falar de outras identidades. Embora haja rupturas em atividades nas diversas datas comemorativas como incentivo às crianças a perceberem a atuação da mulher nos espaços públicos, evidenciou-se a necessidade de formação que instigue, problematize e sensibilize as docentes para abordagem sistemática das questões de gênero em suas práticas pedagógicas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4318
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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