Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDuarte, Rebeca Oliveira-
dc.contributor.authorSilva, Tânia Maria Rodrigues da-
dc.date.accessioned2023-04-03T20:31:32Z-
dc.date.available2023-04-03T20:31:32Z-
dc.date.issued2021-07-14-
dc.identifier.citationSILVA, Tânia Maria Rodrigues da. Práticas pedagógicas e as representações de gênero em sala de aula: um estudo na educação infantil em escola pública. 2021. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4318-
dc.descriptionNo contexto educacional brasileiro, apesar dos avanços legais acerca das discussões sobre gênero, muitos têm sido os entraves para a concretização desse tema nas escolas. Este trabalho foi pensado a partir da necessidade de se compreender como as práticas pedagógicas docentes, no âmbito da Educação infantil, reforçam estereótipos de gênero ou combate o sexismo a partir da atuação destas nos processos educacionais e na formação de identidade de gênero. Entende-se que a escola, enquanto espaço socializador de conceitos, concepções e práticas, contribui com essa construção, uma vez que é nela que se concretizam situações de desigualdades entre homens e mulheres, meninos e meninas, e estas, por sua vez, se materializam na relação com os (as) professores (as) por meio das práticas e são naturalizadas pelos discursos e influenciados por materiais didáticos, mídia etc. Em termos de metodologia, para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas a duas docentes, duas gestoras e a coordenadora da Educação Infantil e observações sistemáticas e diretas das suas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e no recreio, cujos conteúdos foram analisados qualitativamente com base na Teoria das Representações Sociais (TRS) e pela análise dos documentos que orientam a prática pedagógica na EI com abordagem de gênero como o Referencial Curricular Nacional Educação Infantil – RCNEI e da Política de Ensino da Região Metropolitana de Recife – PE RMR. Os resultados demonstram que as professoras encontram dificuldades em abordar gênero em sala de aula e que há um processo de perpetuação de estereótipos do que que é ser homem e do que é ser mulher, além da resistência em falar de outras identidades. Embora haja rupturas em atividades nas diversas datas comemorativas como incentivo às crianças a perceberem a atuação da mulher nos espaços públicos, evidenciou-se a necessidade de formação que instigue, problematize e sensibilize as docentes para abordagem sistemática das questões de gênero em suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractIn the Brazilian educational context, despite the legal advances regarding the discussions on gender, many have been the obstacles to the realization of this theme in schools. This work was thought from the need to understand how the teaching pedagogical practices in the scope of Early Childhood Education, reinforce gender stereotypes or combat sexism through their performance in educational processes and in the formation of gender identity. Understanding that the school as a socializing space for concepts, concepts and practices, contributes to this construction, since it is in it that situations of inequality between men and women, boys and girls materialize, and these, in turn, materialize in the relationship with the teachers through the practices and are naturalized by the speeches and influenced by didactic materials, media etc. In terms of methodology, for data collection, systematic observation and direct interviews with the subjects were used, whose contents were analysed qualitatively and complemented with the Theory of Social Representations (TRS). The results demonstrate that teachers find it difficult to approach gender in the classroom and that there is a process of perpetuation of stereotypes of what it is to be a man and what it is to be a woman, in addition to the resistance in talking about other identities, although there are ruptures in sporadic activities, there was a need for training that instigates, problematize, and sensitizes teachers to systematically address gender issues in their pedagogical practices.pt_BR
dc.format.extent106 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectSexismopt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas e as representações de gênero em sala de aula: um estudo na educação infantil em escola públicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4105350999518782pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2892457731367709pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_taniamariarodriguessilva.pdf715,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.