Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4315
Título: Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças.
Autor: Silva, Raissa Auanne dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8531560790849988
Orientador: Ferreira, Hugo Monteiro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9846855940173584
Palavras-chave: Pandemia;COVID-19;Ensino remoto;Prática pedagógica;Ensino fundamental;Educação afetiva
Data do documento: 26-Fev-2021
Citação: Silva, Raíssa Auanne dos Santos. Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This work aims to understand how the pedagogical practice of teachers, during the Pandemic, has been important for the socioemotional education of children. We analyzed the responses of two public school teachers regarding reflections about the pandemic, teaching pedagogical practice and socioemotional education. It was found that the new coronavirus pandemic affected the lives of teachers, students, families and educational institutions; shed light on the socioeconomic, political and structural inequalities in Brazil and the world, demanding new skills and pedagogies that do not lead to illness, creating a context of solidarity and forming subjects capable of dealing with the challenges of complexity.
Resumo: Este trabalho objetiva compreender como a prática pedagógica de professores/as, durante a pandemia, tem sido importante para a educação socioemocional de crianças. Analisamos respostas de duas professoras da rede pública de ensino quanto às reflexões acerca da pandemia, da prática pedagógica docente e da educação socioemocional. Verificou-se que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de professores, alunos, famílias e instituições de ensino; jogou luz às desigualdades socioeconômicas, políticas e estruturais do Brasil e do mundo, exigindo novas habilidades e pedagogias que não levem ao adoecimento, criando um contexto de solidariedade e forme sujeitos capazes de lidarem com os desafios da complexidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4315
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_raissaauannedossantossilva.pdf415,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.