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Título: O papel do pedagogo nas casas de acolhimento institucional: um estudo de caso na cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE
Autor: Souza, Elisa Maria Alves de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6594480976341523
Orientador: Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7731108870085614
Palavras-chave: Pedagogia social;Assistência a menores;Instituições de acolhimento
Data do documento: 16-Jul-2021
Citação: SOUZA, Elisa Maria Alves de. O papel do pedagogo nas casas de acolhimento institucional: um estudo de caso na cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The main goal of this research is to understand the role of a professional graduated in pedagogy in an institutional shelter for children and adolescents in the city of Jaboatão dos Guararapes – PE and, to achieve this main goal, had three specific objectives: characterize an institutional care home and how its organization is carried out, map which professionals work in this care home and what their functions are, and analyze the performance of the pedagogue in this institution. Regarding the methodology, the research is qualitative in nature and adopted a case study approach, having as instruments for data collection the total observation, the questionnaire and the semi-structured interview. We found that the institutional shelter studied is within practically all the national legal parameters required by the norms that govern the institution, which are the Technical Guidelines for the Welcoming Service for Children and Adolescents, in relation to its infrastructure and functioning of the service. However, it distances itself a little from these parameters in relation to employees, because their educators/caregivers do not have sufficient education or training. We believe that there are functions in the institution that could be better performed by a professional graduated in Pedagogy, therefore, we consider the presence of a pedagogue in the staff of the institutional shelters for children and adolescents to be essential. We also believe that in Pedagogy graduation college could have greater discussion in relation to work in non-school spaces. Finally, this research was mainly based on the following references: Brasil (1990), Brasil (2010), Izar (2011), Pereira (2013), Andrioli e Löhr (2014), Chesini (2015), Farias, Souto e Araújo (2018), Lira (2018) e Stadler, Santos e Silva (2019).
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender o papel de um profissional formado em Pedagogia em uma casa de acolhimento institucional para crianças e adolescentes da cidade de Jaboatão dos Guararapes – PE e, para alcançar este objetivo, teve três objetivos específicos: caracterizar uma casa de acolhimento institucional e como se dá a sua organização, mapear quais profissionais atuam nesta casa de acolhimento e quais as suas funções, e analisar a atuação do (a) pedagogo (a) nesta instituição. Em relação à metodologia, a pesquisa tem natureza qualitativa e adotou uma abordagem de estudo de caso, tendo como instrumentos para a coleta de dados a observação total, o questionário e a entrevista semiestruturada. Constatamos que a casa de acolhimento institucional estudada se encontra dentro de praticamente todos os parâmetros nacionais legais exigidos pelas normas que regem a instituição, que são as Orientações Técnicas para o Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, em relação a sua infraestrutura e funcionamento do atendimento. No entanto, se distancia um pouco desses parâmetros em relação aos funcionários, por seus educadores/cuidadores não possuírem formação e nem capacitação suficientes. Acreditamos que há funções na instituição que poderiam ser mais bem desempenhadas por um (a) profissional formado (a) em Pedagogia, por isso, consideramos como essencial a presença de um (a) pedagogo (a) no quadro de funcionários das casas de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. Acreditamos também que na formação do Licenciado em Pedagogia poderia haver uma maior discussão em relação ao trabalho em espaços não escolares. Por fim, esta pesquisa se baseou principalmente nas seguintes referências: Brasil (1990), Brasil (2010), Izar (2011), Pereira (2013), Andrioli e Löhr (2014), Chesini (2015), Farias, Souto e Araújo (2018), Lira (2018) e Stadler, Santos e Silva (2019).
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4278
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