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Título: Alfabetização de discentes fora de faixa etária nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo com a poesia visual.
Autor: Araújo, Eliete Vieira Corrêa de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3634424243252590
Orientador: Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0502123155013190
Palavras-chave: Alfabetização;Letramento;Prática pedagógica;Poesia visual
Data do documento: 29-Jun-2021
Citação: Araújo, Eliete Vieira Corrêa de. Alfabetização de discentes fora de faixa etária nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo com a poesia visual. 2021. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Reading and writing are tools that enable the acquisition of knowledge at school. In Brazil, high rates of out-of-age students instigate studies that aim to understand the literacy process. Starting by that, the main objective of this analysis is to examine the literacy process of students out-of-age group, in the early years of primary schools, in a municipal public school, from the appreciation and production of visual poetry. The relevance lies in the contribution of the studies in pedagogical practices, without these being merely remedial, but formative. This is a qualitative study with exploratory purpose and methodological profile of action-research, was organised with investigation of theoretical knowledge, specificities of out-of-age learners and participant observation, aiming at a pedagogical approach in fifth and third year classes in two schools in Recife city. To this end, we collected data by observing and writing notes in a field diary, open interviews with teachers and managers, besides a questionnaire based on the Chinese portrait model for students and also pedagogical activities. In the theoretical studies, we reflected on literacy, the history of visual poetry and his perspective as a textual genre. The analysis showed that the proposed activity with textual genre is significant to learning in writing and reading, because it is part of the learner's social uses. The visual poetry, as regards the question of research, provides as well as a visual experimentation, with an appreciation of image and writing, understanding and inference, indifferent of the reader’s level of mastery of the system of writing. Among the students, we identified pre-syllabic, syllabic with and without sound value, alphabetic and orthographic writing levels (with corrections to be made), it became evident in individual cases, the need for a systematized assistance due to the recurring difficulty in the autonomy of spontaneous writing. In conclusion, it is the relationships between teachers and students, and among students that determine practices, learning and school performance. Thus, by observing the student, the teacher understands his/her needs and wishes, contributing to the development of systematised pedagogical practices.
Resumo: A leitura e a escrita são instrumentos que viabilizam a aquisição do conhecimento na escola. No Brasil, altos índices de alunos fora da faixa etária instigam estudos que visam entender o processo de alfabetização. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo analisar o processo de alfabetização de discentes fora de faixa etária, nos anos iniciais do ensino fundamental, em escola pública municipal, a partir da apreciação e produção da poesia visual. A relevância está na contribuição dos estudos em práticas pedagógicas, sem que estas sejam meramente remediativas, mas formativas. Este estudo, de natureza qualitativa, com objetivo exploratório e perfil metodológico de pesquisa-ação, foi organizado com investigação de conhecimentos teóricos, especificidades dos discentes fora de faixa etária e observação participante, visando uma abordagem pedagógica em turmas de quinto e terceiro ano em duas escolas da cidade do Recife. Para tanto, os dados foram coletados por meio de observações e anotações em diário de campo, entrevistas abertas a docentes e gestores, além de questionário elaborado a partir do modelo retrato chinês para os discentes e atividades pedagógicas. Nos estudos teóricos, refletimos sobre a alfabetização e letramento, a história da poesia visual e a perspectiva de sua produção como gênero textual. A análise mostrou que a proposta de atividade com gênero textual é significativa à aprendizagem na escrita e leitura, visto que, faz parte dos usos sociais do aprendiz. A poesia visual atende a questão da pesquisa, proporcionando além de uma experimentação visual, com apreciação da imagem e da escrita, o entendimento e inferência, independente do nível de domínio do sistema de escrita do leitor. Entre os alunos, identificamos níveis de escrita pré-silábico, silábico com e sem valor sonoro, alfabético e ortográfico (com correções a realizar), evidenciando em casos pontuais a necessidade de um atendimento sistematizado devido à dificuldade recorrente na autonomia da escrita espontânea. Concluímos que, são as relações entre professores e alunos, e entre alunos que determinam práticas, aprendizagens e rendimentos escolares. Assim, ao observar o aluno, o professor entende suas necessidades e anseios, contribuindo na elaboração de práticas pedagógicas sistematizadas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4277
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