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Título: A brincadeira na educação infantil: o ato de brincar na prática pedagógica de uma professora de crianças de 4 anos.
Autor: Almeida, Cybelle Medeiros de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3313085571462084
Orientador: Carvalho, Maria Jaqueline Paes de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9755289492514554
Palavras-chave: Educação infantil;Prática docente;Prática pedagógica;Brincadeiras
Data do documento: 15-Jul-2021
Citação: Almeida, Cybelle Medeiros de. A brincadeira na educação infantil: o ato de brincar na prática pedagógica de uma professora de crianças de 4 anos. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The subject of the study aimed to understand how interactive games are inserted in the pedagogical practice of a teacher of early childhood education, in a group IV class of a Municipal Children's Education Center (CMEI) in the city of Recife-PE. This being qualitative research, we base ourselves on the main authors who supported this research, Kishimoto (2010), Horn (2018) and Maluf (2012). Data were collected from participant observation. These are then categorized under a thematic analysis perspective, proposed by Bardin (1988). This study confirmed that a game is present in the pedagogical practice of the group IV teacher. She declares that playing is a requirement in her practice at the Municipal Center for Child Education where she works and in the curriculum of the City of Recife. She organizes and plans games during her daily routine. The games organized by her is viewed as more significant than the free play students have amongst themselves. This work shows that playing is part of the child's life.Therefore, it needs to be studied thoroughly in the initial and continued training of teachers so that it becomes a legal, affective and effective practice.
Resumo: O referente estudo teve como objetivo geral compreender como a brincadeira está inserida na prática pedagógica de uma docente da Educação infantil, em uma turma do grupo IV de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da Cidade do Recife-PE. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo. Baseamo-nos nos principais autores que tratam da brincadeira e sua relação com a ação pedagógica do professor: Kishimoto ( 2010), Horn (2018) e Maluf (2012). Os dados foram coletados no período de 04/02/2020 a 19/02/2020, registrados em diário de campo, a partir de observação participante. Em seguida, foram categorizados sob a perspectiva da análise temática, proposto por Bardin (1988). Este estudo veio confirmar que a brincadeira se faz presente na prática pedagógica da docente do grupo IV, organizada em seu planejamento cotidiano. A docente demonstrou entender que a ação da brincadeira dirigida por ela parece ser mais relevante do que a brincadeira livre proporcionada pelas crianças, uma vez que consta em seu planejamento e ela apresenta-a como sendo solicitada pelos documentos curriculares da Rede de Recife. Entretanto, nos momentos do intervalo, quando as brincadeiras livres aconteceram, ela foi participativa e respeitosa do espaço das crianças. Esse trabalho nos mostra que entender que a brincadeira faz parte da vida da criança. Além de ser um direito, um princípio, um eixo do trabalho na educação infantil, necessita ser bastante estudada nas formações inicial e continuada dos professores para que se torne uma prática legal, afetiva e efetiva.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4263
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