Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4206
Título: Práticas sociais de leitura em ambientes virtuais: o que diz a BNCC e o que propõem os livros didáticos de Português?
Autor: Silva, Thayrine Nascimento da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3801392896458341
Orientador: Lima, Hérica Karina Cavalcanti de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7078742576743942
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino;Leitura;Livros didáticos;Letramento digital;Ambiente Virtual;Base Nacional Comum Curricular
Data do documento: 14-Jul-2021
Citação: Silva, Thayrine Nascimento da. Práticas sociais de leitura em ambientes virtuais: o que diz a BNCC e o que propõem os livros didáticos de Português? 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Las tecnologías digitales emergentes en la contemporaneidad plantean estudios sobr e La necesidad de reconfiguraciones en el proceso de enseñanza y aprendizaje para que los Estudiantes puedan leer nuevos textos que, según Marcuschi y Xavier (2005), no son del todo nuevos, pero traen los desafíos de los entornos digitales. Además de estos, este artículo se basa en estudios de Soares (2002), Xavier (2005), Street (2014), Ribeiro (2009) y Rojo (2012). Considerando que la escuela tiene La responsabilidad de ofrecer a los estudiantes condiciones para el ejercicio de sus roles en la sociedad, este estudio se realizó con el objetivo de reconocer si las actividades de lectura propuestas en los libros de texto de lengua portuguesa aprobados en el PNLD 2020 favorecen las prácticas sociales de lectura em entornos virtuales. Para ello se analizaron el BNCC y dos ejemplares de libros de texto aprobados por el PNLD 2020 con el fin de verificar si se están contemplando los nuevos fenómenos de lectura y los espacios virtuales para la circulación de textos multisemióticos. Al final de las observaciones, se pudo constatar que los trabajos presentan a los estudiantes varias lecturas que trabajan con el contexto digital, guiados por el BNCC. Sin embargo, también se pudo notar que el trabajo con imágenes y otros recursos multisemióticos no se realizó de manera satisfactoria, con pocas lecturas que contemplaron este recurso. Esta investigación tiene como objetivo contribuir a los estudios desarrollados en los campos de la alfabetización digital, con el fin de ampliar el conocimiento sobre las nuevas necesidades docentes para una formación más completa de los estudiantes, posibilitando el desarrollo efectivo de su ciudadanía.
Resumo: As tecnologias digitais emergentes na contemporaneidade suscitam estudos sobre a necessidade de reconfigurações no processo de ensino e aprendizagem para que os estudantes possam realizar a leitura dos novos textos que, conforme Marcuschi e Xavier (2005), não são totalmente novos, mas trazem os desafios dos ambientes digitais. Além desses, o presente artigo baseia se nos estudos de Soares (2002), Xavier (2005), Street (2014), Ribeiro (2009) e Rojo (2012). Considerando que a escola possui a responsabilidade de oferecer aos discentes condições de exercerem seus papéis na sociedade, realizou-se este estudo com o objetivo de reconhecer se as atividades de leitura propostas em livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados no PNLD 2020 favorecem as práticas sociais de leitura em ambientes virtuais. Para tanto, foi analisada a BNCC e dois exemplares de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2020 no intuito de constatar se os novos fenômenos de leitura e os espaços virtuais de circulação dos textos multissemióticos estão sendo contemplados. Ao final das análises, foi possível constatar que as obras apresentam aos estudantes diversas leituras que trabalham com o contexto digital, como orienta a BNCC. Contudo, foi possível perceber também que o trabalho com as imagens e outros recursos multissemióticos não foi feito de forma satisfatória, com poucas leituras que contemplavam esse recurso. Esta pesquisa visa contribuir para os estudos desenvolvidos nos campos do letramento digital, a fim de ampliar os conhecimentos a respeito das novas necessidades de ensino para uma formação mais completa dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento eficaz de sua cidadania.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4206
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_thayrinenascimentodasilva.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.