Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4196
Título: O texto literário como cerne na formação do leitor: a obra “Como nasceram as estrelas” de Clarice Lispector como ferramenta de letramento literário.
Autor: Silva, Lilliane de Almeida
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6708575490213010
Orientador: Teixeira, Renata Pimentel
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1789141041884024
Palavras-chave: Letramento;Literatura infantojuvenil;Leitura;Ensino fundamental
Data do documento: 2021
Citação: Silva, Lilliane de Almeida. O texto literário como cerne na formação do leitor: a obra “Como nasceram as estrelas” de Clarice Lispector como ferramenta de letramento literário. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este artículo, realizado a través de una investigación bibliográfica, tiene como objetivo discutir La importancia del texto literario en la formación del lector, y se centra en el alumno de primaria, teniendo en cuenta aspectos de la formación del lector existentes en la BNCC. Este estudio adopta el concepto de Perrone-Moisés (2016) en defensa de la literatura como un poderoso mediador entre diferentes culturas, especialmente en un contexto globalizado por la información y el desplazamiento humano. Por tanto, podemos inferir que el espacio de la literatura debe ser preservado, sobre todo por el papel humanizador de la literatura en la formación de lectores críticos y ciudadanos capaces de transformar la realidad social. Estudios como los de Cosson (2009), Candido (1999), Manguel (2009), entre otros, también fueron fundamentales en la construcción del marco teórico de este trabajo. También se pretende resaltar la relevancia de desarrollar estrategias para la enseñanza de la literatura mediante el uso del libro “Doce leyendas brasileñas: cómo nacieron las estrellas”, de Clarice Lispector.
Resumo: Este artigo, realizado através de pesquisa bibliográfica, tem por objetivo discutir a importância do texto literário na formação do leitor, e concentra-se no estudante de ensino fundamental, levando em consideração aspectos da formação do leitor existentes na BNCC. Este estudo adota a concepção de Perrone-Moisés (2016) na defesa da literatura como uma poderosa mediadora entre diferentes culturas, sobretudo, em um contexto globalizado pela informação e pelos deslocamentos humanos. Logo, podemos inferir que o espaço da literatura deve ser preservado, sobretudo pela função humanizadora da literatura na formação do leitor crítico e cidadão capaz de transformar a realidade social. Estudos como os de Cosson (2009), Candido (1999), Manguel (2009), entre outros, também foram fundamentais na construção do arcabouço teórico deste trabalho. Pretende-se ainda evidenciar relevância do desenvolvimento de estratégias de ensino de literatura através do uso do livro “Doze lendas brasileiras: como nasceram as estrelas”, de Clarice Lispector.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4196
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_lillianedealmeidasilva.pdf203,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.