Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4175
Título: Literaturas de ausência: um paralelo entre Clara dos Anjos e Ponciá Vicêncio.
Autor: França, Anna Rachel Pereira Magalhães de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0231475150633985
Orientador: Pereira, João Batista
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5017161166804446
Palavras-chave: Negras na literatura;Discriminação;Negritude (Movimento literário)
Data do documento: 1-Dez-2021
Citação: França, Anna Rachel Pereira Magalhães de. Literaturas de ausência: um paralelo entre Clara dos Anjos e Ponciá Vicêncio. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este trabajo busca analizar el estigma de la inferioridad atribuido a la mujer negra en las novelas Clara dos Anjos, de Lima Barreto, y Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. Basado en los supuestos teóricos de Frantz Fanon (2008), Grada Kilomba (2019), y Bell Hooks (2019), adoptamos los personajes como categoría de análisis, en cuyas figuraciones se observan identidades atravesadas por la discriminación de raza y de género, reivindicando un lugar en la sociedad. En consonancia con las proposiciones del método dialéctico, concluimos que la emancipación de Clara dos Anjos y Ponciá Vicêncio encontraron limitaciones de orden histórico-social. Concurre para el proceso de cercenamiento individual de las protagonistas la epidermización de la inferioridad, que alijó a los negros de los medios de producción después de la Abolición, y, como consecuencia, cupo a la mujer negra el papel del Otro, quedándole escasas posibilidades de movilidad social. La superación de esa realidad ocurriría con la verbalización de su condición subalterna, resultando en un proceso de liberación, cuando ella deja de ser Objeto y asume el lugar de Sujeto. Partiendo de ambientes distintos, la toma de conciencia de las personajes se configura de maneras distintas en razón del abandono social, por la ausencia de políticas públicas para la integración del negro en la sociedad y por la opresión de género.
Resumo: Este trabalho visa analisar o estigma da inferioridade atribuído à mulher negra nos romances Clara dos Anjos, de Lima Barreto, e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. Baseado nos pressupostos teóricos de Frantz Fanon (2008), Grada Kilomba (2019) e Bell Hooks (2019) adotamos as personagens como categoria de análise, sendo observadas nas figurações identidades atravessadas pela discriminação de raça e de gênero, reivindicando um lugar na sociedade. Em consonância com proposições do método dialético, concluímos que a emancipação de Clara dos Anjos e Ponciá Vicêncio encontraram limitações de ordem histórico-social. Concorre para o processo de cerceamento individual das protagonistas a epidermização da inferioridade, que alijou os negros dos meios de produção após a Abolição e, como consequência, coube à mulher negra o papel do outro, restando-lhe escassas possibilidades de mobilidade social. A superação dessa realidade ocorreria com a verbalização de sua condição subalterna, resultando em um processo de libertação, quando a mulher negra deixa de ser objeto e assume o lugar de sujeito. Partindo de ambientes distintos, a tomada de consciência das personagens configura-se de maneiras distintas em razão do abandono social, pela ausência de políticas públicas para a integração do negro na sociedade e pela opressão de gênero.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4175
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_annarachelpereiramagalhaesdefranca.pdf250,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.