Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4170
Título: A narrativa distópica no romance Não verás país nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão.
Autor: Ramos, Ályda Tuane Maisa Marinho
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8825213510058394
Orientador: Almeida, Sherry Morgana Justino de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5332850255576710
Palavras-chave: Literatura brasileira;Brandão, Ignácio de Loyola, 1936-;Distopias na literatura;Ficção científica;Literatura fantástica
Data do documento: 2020
Citação: Ramos, Ályda Tuane Maisa Marinho. A narrativa distópica no romance Não verás país nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Este artigo tiene como perspectiva reflexionar sobre cómo el futuro distópico es presentado en el romance del escritor brasileño Ignácio de Loyola Brandão, Não verás país nenhum (1981). Se busca realizar un análisis sobre el proceso de deterioración que Souza, el personaje principal de la narrativa, sufre dentro de un espacio apocalíptico, con problemas sociales, medioambientales y políticos. Así, son discutidos los conceptos que rodean la distopía a partir de la comprensión de la utopía, tomando como apoyo las especulaciones realizadas por Russel Jacoby en Imagem imperfeita: o pensamento utópico para uma sociedade antiutópica (2007). Otro aspecto abordado en este trabajo es la discusión acerca del género fantástico y el subgénero maravilloso en el romance y, también, la delimitación de la subcategoría maravilloso instrumental, a través de la perspectiva del estudio de los géneros literarios propuesta por Tzvetan Todorov en Introdução à literatura fantástica (1981). Se pretende, entonces, reflexionar sobre cómo el romance bosqueja de manera crítica el futuro deteriorado de una nación, que se puede leer como Brasil.
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir como o futuro distópico de uma nação é apresentado no romance Não verás país nenhum (1981) do escritor brasileiro Ignácio de Loyola Brandão. Busca-se realizar uma análise sobre o processo de deterioração que Souza, a personagem principal da narrativa, sofre dentro de um espaço apocalíptico, permeado de problemas sociais, ambientais e políticos. Para tanto, são discutidos os conceitos que rodeiam a distopia a partir do entendimento da utopia, tomando como apoio as especulações realizadas por Russell Jacoby em Imagem imperfeita: pensamento utópico para uma sociedade antiutópica (2007). Outro aspecto abordado neste trabalho é a discussão sobre o gênero fantástico e o subgênero maravilhoso no romance e, também, a delimitação da subtipologia maravilhoso instrumental, através da perspectiva do estudo dos gêneros literários proposta por Tzvetan Todorov em Introdução à literatura fantástica (1981). Pretende-se, então, refletir como o romance delineia de forma crítica o futuro deteriorado de uma nação, a qual pode ser lida como o Brasil.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4170
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_alydatuanemaisamarinhoramos.pdf506,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.