Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4076
Título: Inclusão de crianças com deficiência intelectual por meio das aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica.
Autor: Oliveira, Jéssica Inez Cordeiro de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0345463960180807
Orientador: Tavares, Nayana Pinheiro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0916330104621989
Palavras-chave: Inclusão;Educação física para pessoas com deficiência;Incapacidade intelectual
Data do documento: 25-Mai-2022
Citação: Oliveira, Jéssica Inez Cordeiro de. Inclusão de crianças com deficiência intelectual por meio das aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: This research is a bibliographic review that aims to understand Physical Education as a possibility for the inclusion of children with Intellectual Disabilities, starting from the question: how can Physical Education classes help in the inclusion of children with Intellectual Disabilities? The research has the specific objectives: to present the history of Inclusive Education, and of Inclusive Physical Education, to understand Intellectual Disability from its concept, characteristics and levels of commitment and To present facilitating elements and barriers in the performance of the Physical Education teacher with students with Intellectual Disabilities. The theoretical framework will be divided into three parts, the first chapter being the historical context of Inclusive Education, the second chapter on Intellectual Disability, the characteristics and levels of commitment of Intellectual Disability and as a final chapter the historical context of Inclusive Physical Education. It is concluded that it is important for the teacher to have knowledge about their students, such as the risk factor of physical activity and if there are any limitations. The teacher has to plan and structure what will be the necessary adaptations in Physical Education classes.
Resumo: Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica que tem como objetivo compreender a Educação Física enquanto possibilidade de inclusão de crianças com deficiência intelectual, partindo do questionamento: como as aulas de Educação Física podem auxiliar na inclusão de crianças com deficiência intelectual? A pesquisa possui os objetivos específicos: apresentar histórico da Educação Inclusiva, e da Educação Física Inclusiva, compreender a deficiência intelectual a partir de seu conceito, características e os níveis de comprometimento e apresentar elementos facilitadores e barreiras na atuação do professor de Educação Física com alunos com deficiência intelectual. O referencial teórico será dividido em três partes, sendo o primeiro capitulo o contexto histórico da Educação Inclusiva, segundo capitulo sobre a deficiência intelectual, as características e níveis de comprometimento da deficiência intelectual e como capitulo final o contexto histórico da Educação Física Inclusiva. Conclui-se que é importante o professor ter conhecimento sobre seus alunos, como qual o fator de risco da prática de atividade física e se há alguma limitação. O professor tem que fazer os planejamentos e estruturar quais serão as adaptações necessárias nas aulas de Educação Física.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4076
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_jessicainezcordeirodeoliveira.pdf461,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.