Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3769
Título: Sátira: gênero literário como instrumento de ataque nos jornais pornográficos dos séculos XIX e XX
Autor: Silva, Marcio Lima da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9824416737110946
Orientador: Azevedo, Natanael Duarte de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1598344003069716
Palavras-chave: Sátira brasileira;Crítica;Pornografia na literatura
Data do documento: 23-Mar-2021
Citação: SILVA, Marcio Lima da. Sátira: gênero literário como instrumento de ataque nos jornais pornográficos dos séculos XIX e XX. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The origin of this work comes from the studies that have been carried out in the research group coordinated by Professor Natanael Duarte de Azevedo who analyzes the circulation of literature in printed material from the late 19th and early 20th centuries. We assume that satire is a literary genre and has irony and sarcasm as its main and prevalent characteristic. Although it does not always aim to induce laughter, it is, therefore, a social criticism made of people and their customs in a comical way and is used to criticize mainly politicians, artists and people of social relevance. We also propose to analyze the construction of allegory and satire as founding elements of pornography in the pornographic newspaper O Riso (1911-1912), more punctually in the serial novel “As Aventuras do Rei Pausolo”, published weekly in the periodical between May of 1911 to May 1912. We tried to show how the editors of the newspaper O Riso structured a synchronous reality based on allegorical and satirical discourse, with pornography as a motto, with the objective of bringing criticism to the newborn Brazilian republic. Therefore, we will use as a theoretical and methodological framework in the development of this investigation Azevedo (2015) and El Far (2004) with regard to the course of pornographic literature, as well as Miskolci (2012) about the Brazilian social political context at the end of the 19th century and beginning of the 20th century. Allied to the presented concepts, we will discuss issues related to the non-systematic construction of the concept of satire from the perspective of Brummack (1971) and Schiller (1991). Still as a theoretical contribution, it is substantial, with regard to Cultural History, the postulates of Chartier (2002) for the realization of the present investigation. Therefore, we intend to place pornography as a category of analysis in its time and space of production, thus bringing to light literary historiography narratives silenced by moral censorship.
Resumo: A origem deste trabalho advém dos estudos que vêm sendo realizados no grupo de pesquisa, coordenado pelo professor Natanael Duarte de Azevedo, que analisa a circulação de literatura em impressos de fins do século XIX e começo do século XX. Partimos do pressuposto que a sátira é um gênero literário e tem como característica principal e prevalente a ironia e o sarcasmo. Embora nem sempre ela objetiva induzir ao riso, trata-se portanto, de uma crítica social feita às pessoas e aos seus costumes de maneira cômica e é utilizada para criticar principalmente políticos, artistas e pessoas de relevância social. Propomo-nos ainda, a analisar a construção da alegoria e da sátira como elementos fundantes da pornografia no jornal pornográfico O Riso (1911-1912), mais pontualmente no romance folhetim “As Aventuras do Rei Pausolo”, publicado semanalmente no periódico entre maio de 1911 a maio de 1912. Procuramos evidenciar como os editores do jornal O Riso estruturaram uma realidade síncrona a partir do discurso alegórico e satírico, tendo a pornografia como mote, com o objetivo de trazer à tona críticas à recém-nascida república brasileira. Sendo assim, utilizaremos como arcabouço teórico-metodológico no desenvolvimento dessa investigação Azevedo (2015) e El Far (2004) no que tange ao percurso da literatura pornográfica, como também Miskolci (2012) acerca do contexto político social brasileiro em fins do século XIX e começo do século XX. Aliado às concepções apresentadas discutiremos questões relativas à construção não sistemática do conceito de sátira pela ótica de Brummack (1971) e Schiller (1991). Ainda como aporte teórico é substancial, no que diz respeito à História Cultural, os postulados de Chartier (2002) para a concretização da presente investigação. Logo, pretendemos situar a pornografia enquanto categoria de análise em seu tempo e espaço de produção para, dessa forma, trazer, à luz da historiografia literária, narrativas silenciadas pela censura moral.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3769
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_marciolimadasilva.pdf560,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.