Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3768
Título: | A imagem feminina em publicidades: uma proposta metodológica para leitura e compreensão do gênero em sala de aula |
Autor: | Duarte, Magda Maria de Aquino |
Orientador: | Rosa, Aliete Gomes Carneiro |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/9765841869399460 |
Palavras-chave: | Gêneros textuais;Análise do discurso narrativo;Publicidade;Mulheres nos anúncios |
Data do documento: | 11-Set-2020 |
Citação: | DUARTE, Magda Maria de Aquino. A imagem feminina em publicidades: uma proposta metodológica para leitura e compreensão do gênero em sala de aula. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumo: | O texto publicitário tem feito parte dos contextos de leitura dos estudantes em todos os níveis, seja através da televisão, outdoors, revistas e pelos meios digitais. É um gênero textual que veicula argumentos, faz apelos, publica informações e discursos e é por isso que não passa despercebido na sala de aula. Nessa esteira, esta pesquisa desenvolve uma de proposta de trabalho com publicidades nas aulas de língua portuguesa, passando pelo conhecimento do gênero e seu modo de funcionamento; tratará, além disso, dos estudos dos discursos e das imagens veiculadas sobre as mulheres. Para tanto, tomamos publicidades de revistas femininas, mas também aquelas veiculadas em ambientes digitais para discutir a importância da compreensão leitora nas aulas de língua materna, com recorte para os discursos sobre as mulheres na propaganda. Nesse sentido, nosso objetivo é desenvolver proposta para compreensão leitora dos estudantes da escola básica por meio dos textos publicitários, promovendo o estudo do gênero e leituras das propagandas para discussão das ideias veiculadas. Para nós é importante criar propostas viáveis para que os estudantes compreendam relações estabelecidas durante as leituras. Para a compreensão do gênero, apoiaremos o debate nos estudos dialógicos da linguagem a partir de Bakhtin (2011), Bakhtin/Volochínov (2009), Brait (2009, 2013) e Grillo (2014). Além desses autores, Marcuschi (2002), Rosa (2005) e Carrascoza (2002) recuperam e fortalecem a discussão sobre o gênero textual como prática social, a importância do estudo dos gêneros na sala de aula e o papel da publicidade na esfera social, respectivamente. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3768 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_magdamariadeaquinoduarte.pdf | 594,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.