Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3651
Título: Uma sequência didática para introduzir a eoria dos grafos no Ensino Médio: teoria matemática e prática docente.
Autor: Silva, Yasmim Eduarda Santiago da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2861415243055101
Orientador: Silva, Thiago Dias Oliveira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7439995985621562
Palavras-chave: Teoria dos grafos;Didática;Ensino Médio
Data do documento: 18-Dez-2019
Citação: Silva, Yasmim Eduarda Santiago da. Uma sequência didática para introduzir a teoria dos grafos no Ensino Médio: teoria matemática e prática docente. 2019. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: In this work we present the basic concepts for the basis of the study of graph theory. We study special classes of graphs such as trees, Eulerian graphs and planar graphs. Next we apply this concepts to study two problems: Graph Coloring and the Chinese Postman Problem. Finally we include a didactic sequence that aims to teach graph theory to high school students.
Resumo: Este trabalho aborda os conceitos básicos para a fundamentação do estudo da Teoria dos Grafos. Estudamos classes especiais de grafos como árvores, grafos Eulerianos e grafos planares. Em seguida aplicamos estes conceitos para estudar dois problemas: Coloração de Grafos e o Problema do Carteiro Chinês. Por fim apresentamos uma sequência didática que tem por objetivo ensinar teoria de Grafos para estudantes do ensino médio.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3651
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_yasmimeduardasantiagodasilva.pdf780,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.