Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3645
Título: | Um estudo sobre situações-problema de estrutura aditiva envolvendo números inteiros em livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental à luz da Teoria dos Campos Conceituais |
Autor: | Félix, Rafael Carneiro |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/7908466724861549 |
Orientador: | Espíndola, Elisângela Bastos de Melo |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0367382856462792 |
Palavras-chave: | Matemática (Ensino fundamental);Livros didáticos;Aprendizagem baseada em problemas;Adição;Subtração |
Data do documento: | 29-Jul-2021 |
Citação: | FÉLIX, Rafael Carneiro. Um estudo sobre situações-problema de estrutura aditiva envolvendo números inteiros em livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental à luz da Teoria dos Campos Conceituais. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021 |
Abstract: | Ce travail vise à analyser les différentes situations-problèmes de structure additive dans les manuels de 7e année du collège, dans le récent Programme National de Manuels Scolaires (PNLD) 2020. Comme cadre théorique, nous utilisons la Théorie des Champs Conceptuels qui considère les types de situations-problèmes de structure additive: composition, transformation et comparaison. Dans la méthodologie, 11 manuels scolaires de la 7e année du PNLD 2020 ont été consultés. L'analyse a été construite sur la base des introductions du chapitre addition et soustraction de nombres entiers des manuels. Au cours de l'analyse, on peut identifier que dans les manuels a une pluralité de situations-problèmes de type transformation, mais les situations-problèmes de type composition sont moins fréquentes. Et celles de comparaison sont absentes des manuels. |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de analisar as diferentes situações-problema de estrutura aditiva em livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental, no recente Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020. Como referencial teórico usamos a Teoria dos Campos Conceituais que considera os tipos de situações-problema de estrutura aditiva: composição, transformação e comparação. Na metodologia foram consultados 11 LDs do 7° ano do PNLD 2020. A análise foi construída com base nas introduções dos tópicos de Adição e Subtração de números inteiros dos LDs. Durante a análise pode-se identificar que nos livros didáticos existe uma pluralidade de situações-problema do tipo transformação, porém as situações-problema do tipo composição são escassas. E, aquelas de comparação são ausentes nos LDs. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3645 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Matemática (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_rafaelcarneirofelix.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.