Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3645
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEspíndola, Elisângela Bastos de Melo-
dc.contributor.authorFélix, Rafael Carneiro-
dc.date.accessioned2022-12-01T12:47:40Z-
dc.date.available2022-12-01T12:47:40Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.citationFÉLIX, Rafael Carneiro. Um estudo sobre situações-problema de estrutura aditiva envolvendo números inteiros em livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental à luz da Teoria dos Campos Conceituais. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3645-
dc.descriptionEste trabalho tem o objetivo de analisar as diferentes situações-problema de estrutura aditiva em livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental, no recente Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020. Como referencial teórico usamos a Teoria dos Campos Conceituais que considera os tipos de situações-problema de estrutura aditiva: composição, transformação e comparação. Na metodologia foram consultados 11 LDs do 7° ano do PNLD 2020. A análise foi construída com base nas introduções dos tópicos de Adição e Subtração de números inteiros dos LDs. Durante a análise pode-se identificar que nos livros didáticos existe uma pluralidade de situações-problema do tipo transformação, porém as situações-problema do tipo composição são escassas. E, aquelas de comparação são ausentes nos LDs.pt_BR
dc.description.abstractCe travail vise à analyser les différentes situations-problèmes de structure additive dans les manuels de 7e année du collège, dans le récent Programme National de Manuels Scolaires (PNLD) 2020. Comme cadre théorique, nous utilisons la Théorie des Champs Conceptuels qui considère les types de situations-problèmes de structure additive: composition, transformation et comparaison. Dans la méthodologie, 11 manuels scolaires de la 7e année du PNLD 2020 ont été consultés. L'analyse a été construite sur la base des introductions du chapitre addition et soustraction de nombres entiers des manuels. Au cours de l'analyse, on peut identifier que dans les manuels a une pluralité de situations-problèmes de type transformation, mais les situations-problèmes de type composition sont moins fréquentes. Et celles de comparaison sont absentes des manuels.pt_BR
dc.format.extent43 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectAdiçãopt_BR
dc.subjectSubtraçãopt_BR
dc.titleUm estudo sobre situações-problema de estrutura aditiva envolvendo números inteiros em livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental à luz da Teoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7908466724861549pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0367382856462792pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_rafaelcarneirofelix.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.