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Título: Um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos para o ensino de Matemática por alunos do PIBID da UFRPE.
Autor: Lima, Alaide Cecília de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2160149549829088
Orientador: Espíndola, Elisângela Bastos de Melo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0367382856462792
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos na educação;Matemática;Formação de professores
Data do documento: 23-Mar-2021
Citação: Lima, Alaide Cecília de. Um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos para o ensino de Matemática por alunos do PIBID da UFRPE. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This paper aims to analyze how PIBID scholars understand how Comics (Comic Books) as a resource for teaching Mathematics, after participating in a mini-course aimed at their teacher training on this topic. An approach was performed, in the remote format, taught by the participants of the Neuromathematics group. As a theoretical framework, we follow some contextualizations for the teaching of Mathematics such as: social practices; internal articulations to mathematics; history of mathematics and links with other areas of knowledge. The research is qualitative, based on the “Cycle of Workshops - PIBID MATHEMATICS IN FOCUS” carried out by the coordination of the Mathematics course. The methodology takes place through a questionnaire on the knowledge of participants in the mini-course about comics, carried out on Google Forms, followed by the mini-course carried out on the Google Meet platform, which took place in two moments. The first one discussed the importance of comics involving different types of contexts and the presentation of the digital tool, Pixton, for the creation of comics; in the second moment, the participants brought their Pixton-produced comics. The results were referenced to the data collection of the questionnaire, the participants' productions and applied by the scholarship holders in the participating school of the program, using didactic sequences respecting the skills of the Common National Curriculum Base (BNCC).
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar como bolsistas do PIBID compreendem as histórias em quadrinhos (HQs) como recurso para o ensino de Matemática, após participarem de um minicurso voltado para sua formação docente sobre este tema. A abordagem foi realizada, no formato remoto, ministrado pelos participantes do grupo Neuromatemática. Como referencial teórico seguimos algumas contextualizações para o ensino de Matemática como: práticas sociais; articulações internas à matemática; história da matemática e articulações com outras áreas do conhecimento. A pesquisa é de cunho qualitativo, a partir do “Ciclo de Oficinas - PIBID MATEMÁTICA EM FOCO” realizado pela coordenação do curso de Matemática. A metodologia ocorreu por intermédio de um questionário sobre o conhecimento dos participantes do minicurso a respeito de HQs, realizado no Google Forms seguido do minicurso realizado na plataforma Google Meet que ocorreu em dois momentos. O primeiro foi discutido a importância das HQs envolvendo os diferentes tipos de contextos e a apresentação da ferramenta digital, Pixton, para a criação de HQs; no segundo momento os participantes trouxeram suas HQs produzidas no Pixton. Os resultados apresentados foram referentes à coleta de dados do questionário, as produções dos participantes e aplicação desenvolvida pelos bolsistas na escola participante do programa, utilizando sequências didáticas respeitando as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3623
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

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