Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3588
Título: Otimização e caracterização físico-química de café produzido pelo método de extração a frio (Cold Brew).
Autor: Lopes, Camila Cristina da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6822570935662148
Orientador: Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6140791519234633
Palavras-chave: Café;Preparo do café;Compostos bioativos;Antioxidantes;Fenóis;Taninos
Data do documento: 7-Dez-2021
Citação: Lopes, Camila Cristina da Silva. Otimização e caracterização físico-química de café produzido pelo método de extração a frio (Cold Brew). 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: Estudos relacionados com o café têm sido desenvolvidos no Brasil, principalmente relacionados com a presença de compostos bioativos (cafeína, polifenóis, ácidos clorogênicos e trigonelina), aliados a novas formas de extração. A extração a frio do café elabora uma bebida filtrada conhecida como Cold Brew, com boa aceitação sensorial e extração de compostos bioativos. Esta pesquisa tem como objetivos estabelecer condição otimizada desde a elaboração do Cold Brew, em função da espécie de grão utilizado e tempo de infusão, para a extração de compostos bioativos. Foi utilizado café cv Typica, produzido em Tirunfo, e café conillon, da marca Santaclara®. Ambos foram torrados e moídos em estabelecimento comercial de Recife, com torra média e moagem média-fina, tempo de extração de 12, 24 e 48 horas 16º±1ºC, do café moído 100% m/m arábica, 100% m/m conillon e blend 50% m/m arábia e 50% m/m conillon, sendo a bebida extraída filtrada. As bebidas extraídas por infusão a frio de cada tratamento foram analisadas, em triplicata, para determinação da concentração de polifenóis totais e taninos totais, e percentual de inibição do radical DPPH. Os resultados demonstram que, as variáveis aplicadas na extração a frio do café promoveram alterações na concentração de compostos fenólicos e atividade antioxidante do Cold Brew, sendo importante ressaltar que a busca por extrações de menor custo e tempo podem ser obtidas com a utilização do blend de cafés arábica e conillon com tempo de extração de 24 horas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3588
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Gastronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_camilacristinadasilvalopes.pdf652,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.