Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3210
Título: Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) realizado na Valelac Indústria de Laticínios, no município de Pedra - PE, Brasil. Embalagem em atmosfera modificada aplicada à produtos lácteos - revisão de literatura.
Autor: Alves, Anny Caroline de Aquino
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6395597802992178
Orientador: Cavalcanti, Erika Fernanda Torres Samico Fernandes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5256493441853885
Palavras-chave: Laticínios;Controle de qualidade;Segurança e qualidade dos alimentos
Data do documento: 7-Jun-2022
Citação: Alves, Anny Caroline de Aquino. Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) realizado na Valelac Indústria de Laticínios, no município de Pedra - PE, Brasil. Embalagem em atmosfera modificada aplicada à produtos lácteos - revisão de literatura. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) foi realizado na Valelac Industria de laticínios, localizada em Pedra-PE. E objetivou-se com este trabalho relatar as experiências vivenciadas durante o ESO, com carga horária de 420 horas. Foram acompanhadas as produções de produtos derivados do leite como queijos (muçarela, de coalho, de manteiga, ricota, minas frescal e tipo prato), requeijões, doce de leite e bebida láctea. E realizadas atividades de rotina em laboratório, análises físico-químicas de todos os produtos, leite e soro de leite, bem como as análises microbiológicas. Foram acompanhados o gerenciamento do controle de qualidade e as funções de responsabilidade técnica. A vivência inspirou a busca por inovações que auxiliem no controle de microrganismos indesejáveis e que conservem as características sensoriais visadas pelo consumidor. As Embalagens em Atmosfera Modificadas (MAPs) são uma excelente opção, mas ainda com alguns fatores limitantes que podem ser contornados com adições como é demonstrado na revisão. O estágio supervisionado obrigatório é uma excelente oportunidade oferecida aos alunos de medicina veterinária, pois é onde tem-se a oportunidade de viver a imersão na área de predileção e onde se pretende desenvolver o resto da jornada com ética e profissionalismo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3210
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_annycarolinedeaquinoalves.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.