Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2707
Título: Saúde mental e início da vida acadêmica no ensino superior: um olhar sobre estudantes do curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE
Autor: França, Cibelle do Nascimento
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7159830181062740
Orientador: Gama, Ywanoska Maria Santos da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1398858336713229
Palavras-chave: Saúde mental;Estudantes universitários;Psicologia educacional;Ansiedade
Data do documento: 5-Mar-2021
Citação: FRANÇA, Cibelle do Nascimento. Saúde mental e início da vida acadêmica no ensino superior: um olhar sobre estudantes do curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE. 2021 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This study sought to understand what changes related to mental health are pointed out by students of the initial periods of the Degree Course in Pedagogy (face-to-face modality) at the Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). The 19 participating students answered a questionnaire made available in the Google Forms platform, and disseminated through the social network used by the investigated course, personal and collective e-mail of the classes. The main results pointed to mood swings and disproportionate reactions to academic difficulties as recurring symptoms. Another relevant aspect raised is related to the family and friends network, acting as a protective system. These results point to the importance of deepening this theme, making it the object of reflection in universities, favoring the improvement of policies and services of psychological support to students, and a better dissemination of existing services, aiming at the prevention and promotion of mental health in the academic environment.
Resumo: Este estudo buscou compreender que mudanças relacionadas à saúde mental são apontadas por estudantes dos períodos iniciais do Curso de Licenciatura em Pedagogia (modalidade presencial), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As 19 estudantes participantes responderam a um questionário disponibilizado na plataforma do Formulários Google, e divulgado por meio de rede social que o curso investigado utiliza, e-mail pessoal e coletivo das turmas. Resultados principais apontaram alterações no humor, reações desproporcionais diante das dificuldades acadêmicas como sintoma recorrente. Um outro aspecto relevante levantado está relacionado a família e a rede de amigos, atuando como sistema protetor. Estes resultados apontam a importância para o aprofundamento desta temática, tornando-a objeto de reflexão nas universidades, favorecendo o aprimoramento de políticas e serviços de apoio psicológico aos discentes, e uma melhor divulgação dos serviços já existentes, visando a prevenção e promoção de saúde mental no ambiente acadêmico.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2707
Aparece nas coleções:(CDILP) Trabalho de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_cibelledonascimentofrança.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.