Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGama, Ywanoska Maria Santos da-
dc.contributor.authorFrança, Cibelle do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-08-24T19:18:56Z-
dc.date.available2021-08-24T19:18:56Z-
dc.date.issued2021-03-05-
dc.identifier.citationFRANÇA, Cibelle do Nascimento. Saúde mental e início da vida acadêmica no ensino superior: um olhar sobre estudantes do curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE. 2021 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2707-
dc.descriptionEste estudo buscou compreender que mudanças relacionadas à saúde mental são apontadas por estudantes dos períodos iniciais do Curso de Licenciatura em Pedagogia (modalidade presencial), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As 19 estudantes participantes responderam a um questionário disponibilizado na plataforma do Formulários Google, e divulgado por meio de rede social que o curso investigado utiliza, e-mail pessoal e coletivo das turmas. Resultados principais apontaram alterações no humor, reações desproporcionais diante das dificuldades acadêmicas como sintoma recorrente. Um outro aspecto relevante levantado está relacionado a família e a rede de amigos, atuando como sistema protetor. Estes resultados apontam a importância para o aprofundamento desta temática, tornando-a objeto de reflexão nas universidades, favorecendo o aprimoramento de políticas e serviços de apoio psicológico aos discentes, e uma melhor divulgação dos serviços já existentes, visando a prevenção e promoção de saúde mental no ambiente acadêmico.pt_BR
dc.description.abstractThis study sought to understand what changes related to mental health are pointed out by students of the initial periods of the Degree Course in Pedagogy (face-to-face modality) at the Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). The 19 participating students answered a questionnaire made available in the Google Forms platform, and disseminated through the social network used by the investigated course, personal and collective e-mail of the classes. The main results pointed to mood swings and disproportionate reactions to academic difficulties as recurring symptoms. Another relevant aspect raised is related to the family and friends network, acting as a protective system. These results point to the importance of deepening this theme, making it the object of reflection in universities, favoring the improvement of policies and services of psychological support to students, and a better dissemination of existing services, aiming at the prevention and promotion of mental health in the academic environment.pt_BR
dc.format.extent47 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.titleSaúde mental e início da vida acadêmica no ensino superior: um olhar sobre estudantes do curso de licenciatura em pedagogia da UFRPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7159830181062740pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1398858336713229pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_cibelledonascimentofrança.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.