Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2468
Título: | Os conceitos de fração parte-todo, quociente e operador: a necessária diferenciação desses subconstrutos na prática docente |
Autor: | Brito Junior, Jairo Jose Ribeiro Toscano de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/1567270124477805 |
Orientador: | Rodrigues, Cleide Oliveira |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/2951731416008876 |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino;Frações;Aprendizagem baseada em problemas;Material didático |
Data do documento: | 12-Ago-2019 |
Citação: | BRITO JUNIOR, Jairo Jose Ribeiro Toscano de. Os conceitos de fração parte-todo, quociente e operador: a necessária diferenciação desses subconstrutos na prática docente. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumo: | Neste trabalho temos por objetivo desenvolver compreensões em torno do ensino e da aprendizagem dos conteúdos de fração a partir da necessária diferenciação dos subcosntrutos parte-todo, quociente e operador na prática docente. Para o desenvolvimento das atividades utilização de recursos didático - material manipulativo e resolução de problemas - no processo de ensino e aprendizagem de fração na construção de conceitos de fração. A fundamentação teórica que embasou esse estudo foi as discussões de Damico (2007), Silva (2005) e Romanatto (1997) sobre os subconstrutos dos números fracionários, mais especificamente, parte-todo, quociente e operador, e também sobre os recursos didáticos que foram utilizados nas atividades (material manipulativo e resolução de problemas). A escolha metodológica deste trabalho baseou-se na pesquisa-ação, cujo objetivo foi analisar a minha própria prática docente, enquanto professor de uma turma de 7º ano de uma escola particular, localizada na cidade de Paulista – PE, num total de 15 aulas.Este total de aulas foi dividido em 3 momentos: no primeiro, foi utilizado o material manipulativo para construir conceitos do subconstruto parte-todo. O segundo, trabalhou-se o subconstruto parte-todo em problemas contextualizados na pura matemática ou ligados à realidade dos alunos. E o terceiro momento, trouxemos problemas em contextos parecidos aos já apresentados no segundo momento, mas agora também abordando o subconstruto quociente e operador. Quanto aos resultados obtidos podemos destacar o bom desempenho da turma no último momento, comprovando que o trabalho com material manipulativo e a resolução de problemas nos dois primeiros momentos foram contribuidores da construção do conhecimento dos alunos sobre fração, mostrando assim que a utilização desses recursos são uma interessante possibilidade metodológica. Além das contribuições identificadas na aprendizagem, destacamos a importância da reflexão sobre a prática docente como um processo de pesquisa. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2468 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Matemática (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_jairojoséribeirotoscanodebritojunior.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.