Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2434
Título: O mapa da inclusão: um sistema de apoio à decisão para análise da inclusão escolar no estado de Pernambuco
Autor: Maia, Davi José Mendes
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6070011163968954
Orientador: Souza, Ellen Polliana Ramos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6593918610781356
Palavras-chave: Sistemas de suporte de decisão;Educação inclusiva;Inclusão escolar
Data do documento: 2019
Citação: MAIA, Davi José Mendes. O mapa da inclusão: um sistema de apoio à decisão para análise da inclusão escolar no estado de Pernambuco. 2019. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: Introduction: Scholar inclusion is the process of insertion, maintenance and support for People with Disability (PwD) in classrooms of regular schools. The effort for social and scholar inclusion of PwD in Brazil is the answer to a situation that perpetuated segregation and restricted the full development of these people. With the introduction of the Brazilian Inclusion Law, in 2015, it is mandatory to enroll students with disabilities in regular teaching rooms and begin discussions about the inclusive process. To assist discussions on these issues, two important technologies can be listed: Open Data and Decision Support Systems. In the context of open data, the publication of these data helps to understand how these data impact daily life and how the dissemination of these data can help in the construction of policies that improve the quality of life of the population. Due to the large volume of data presented in these databases, the use of Decision Support Systems can optimize the use of these databases, mainly by making information available consistently and immediately. Goal: In this sense, the objective of the present work is to build a Decision Support System to monitor the enrollment of students with disabilities, education institutions and educational indicators of the state of Pernambuco through the microdata of the school census.Method: For this, a development method was used that would follow the bottom-up approach and comprised seven steps: planning, needs assessment, dimensional modeling, physical design of BD’s, ETC project, development validation and testing. The above method used as data source the microdata of the School Census for the period 2012 to 2016. The construction of the same used the tools: Pentaho Business Intelligence, Microsoft Power BI and PostgreSQL . Results: Results show a reduction in the enrollment of students with some type of disability in special classrooms and increase of the same in regular classrooms. Regarding the teaching stage, there was a reduction in enrolments of students with disabilities in early childhood education, elementary School is the largest holder of enrolment of these students, with respect to secondary education, there was a reduction in enrolments of these pupils in relation the typical enrollments. Regarding accessibility, the indicators showed that most schools in the state still do not have these resources. The educational indicators showed that the vast majority of the municipalities presented indexes below the recommended.
Resumo: Introdução: Inclusão escolar é o processo de inserção, manutenção e apoio à Pessoa com Deficiência (PcD) em salas de ensino regular. O esforço pela inclusão social e escolar de PcD no Brasil é a resposta para uma situação que perpetuava a segregação e cerceava o pleno desenvolvimento destas pessoas. Com a instituição da Lei Brasileira de Inclusão, em 2015, torna-se obrigatória a matrícula de educandos com deficiência em salas de ensino regular e se iniciam discussões sobre o processo inclusivo. Para auxiliar as discussões sobre essas questões, duas importantes tecnologias podem ser enumeradas: Os Dados Abertos e os Sistemas de Apoio à Decisão. No contexto de dados abertos, a publicação desses dados propicia entender como esses dados impactam na vida cotidiana e como a disseminação dos mesmos pode auxiliar no processo de construção de políticas que melhorem a qualidade de vida da população. Devido o grande volume de dados apresentados nessas bases o uso de Sistemas de Apoio à Decisão pode otimizar o uso dessas bases, principalmente por possibilitar que as informações estejam disponíveis de forma consistente e imediata. Objetivo: Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é construir um Sistema de Apoio à Decisão para acompanhamento de matrículas de educandos com deficiência, instituições de ensino e indicadores educacionais do estado de Pernambuco através dos microdados do Censo Escolar. Método: Para isto, foi utilizado um método de desenvolvimento que seguirá a abordagem bottom-up e compreendendo sete etapas: planejamento, levantamento de necessidades, modelagem dimensional, projeto físico dos BD’s, projeto de ETC, desenvolvimento de aplicações, validação e teste. O método acima citado utilizou como fonte de dados os microdados do Censo Escolar do período de 2010 à 2018. A construção do mesmo utilizou as ferramentas: Pentaho Business Inteligence, Microsoft Power BI e PostgreSQL. Resultados: Resultados mostram redução nas matrículas de alunos com algum tipo de deficiência em salas de aula especiais e aumento das mesmas em salas regulares. Com relação a etapa de ensino ocorreu redução nas matrículas de educandos com deficiência na educação infantil, o ensino fundamental é o maior detentor de matrículas destes educandos, com relação ao ensino médio ocorreu redução nas matrículas destes alunos com relação as matrículas típicas. Com relação a acessibilidade os indicadores mostraram que grande parte das escolas do estado ainda não dispõe desses recursos. Os indicadores educacionais apresentaram que a grande maioria dos municípios apresenta índices abaixo do recomendado.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2434
Aparece nas coleções:(UASTBSI) Trabalho de conclusão de curso

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