Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2269
Título: Alfabetizar letrando: um desafio para o ensino de língua materna
Autor: Barbosa, Maria Aparecida
Orientador: Santos, Sulanita Bandeira da Cruz
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9012661375569097
Palavras-chave: Alfabetização;Letramento;Língua portuguesa
Data do documento: 2019
Citação: BARBOSA, Maria Aparecida. Alfabetizar letrando: um desafio para o ensino de língua materna. 2019. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: Atualmente, defende-se um trabalho pedagógico nos anos iniciais que envolva tanto o alfabetizar quantoo letrar, por serem consideradoscomo processos inseparáveis, que devem caminhar paralelamente.Esta é a nova e desafiadora tarefa que se apresenta aos professores e que vem sendo, há muito tempo, tema de discussões entre os estudiosos da linguagem. Nesta perspectiva, este artigo, com base numa revisão bibliográfica, tem por objetivo refletir sobre as contribuições da alfabetização vinculada ao letramento para o ensino e aprendizagem da língua materna. Assim sendo, discorreremos sobre o conceito de alfabetização e letramento, além da relevância de se alfabetizar letrando e, concomitantemente, refletiremos sobre suas implicações no que diz respeito ao papel do professor nesse processo, já queele precisa se apropriar do sentido da alfabetização e letramento para poder vivenciá-lo em sua prática pedagógicano que concerne ao ensino da leitura e da escrita.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2269
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_mariaaparecidabarbosa.pdf339,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.