Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/2268
Title: Contação de histórias: Descobrindo o imaginário da literatura infantojuvenil
Authors: Santos, Kézia Gabriela Silva dos
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/6873739667575780
metadata.dc.contributor.advisor: Azevedo, Natanael Duarte de
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/1598344003069716
Keywords: Literatura infantojuvenil;Leitura;Oralidade na literatura
Issue Date: 2019
Citation: SANTOS, Kézia Gabriela Silva dos. Contação de histórias: Descobrindo o imaginário da literatura infantojuvenil. 2019. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Description: O objetivo deste trabalho é desenvolver a leitura significativa e a oralidade de alunos do 9° ano de escola pública através da contação de histórias. A contação de histórias é uma forma de expor a leitura realizada e para fazer tal ação é necessário que tenha tido uma leitura e que o leitor tenha captado os detalhes e, de fato, compreendido determinado texto. Na escola em questão há um projeto em que toda semana cada aluno pega um livro na biblioteca, porém os alunosnão liam o livro, apenas pegavam por rotina ou para passear na escola. Assim este trabalho vem com a intervenção de mostrar aos alunos o gênero crônica e mostrar que é prazeroso ler e partilhar da mesma através da contação de histórias, trabalhando leitura e oralidade em um único trabalho. Através das perspectivas Barbosa (1990), Kleiman (1993), Rampelotto e Gizéria (2017), Zilberman e Geraldi (2006) e Peruzzo (2011) é explanado a importância da leitura na vida do indivíduo e as formas de utilizá-la pelo professor, que, muitas vezes, acaba reduzindo a importância da leitura a simples finalidades de exercícios gramaticais. A contação de histórias utilizada nos anos finais do ensino fundamental II é uma alternativa para trazer novas perspectivas aos discentessobre a literatura.Através desse método, os alunos irão identificar a necessidade de uma leitura profunda e assídua, observando aspectos importantes e características das obras literárias a fim de realizarem uma boa contação de histórias. Tudo isso objetivando que o público espectador sinta-se inserido na história de forma contextualizada de modo que a sua devida atenção seja alcançada.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2268
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_art_keziagabrielasilvadossantos.pdf327,13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.