Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzevedo, Natanael Duarte de-
dc.contributor.authorSantos, Kézia Gabriela Silva dos-
dc.date.accessioned2020-04-29T18:27:33Z-
dc.date.available2020-04-29T18:27:33Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Kézia Gabriela Silva dos. Contação de histórias: Descobrindo o imaginário da literatura infantojuvenil. 2019. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2268-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho é desenvolver a leitura significativa e a oralidade de alunos do 9° ano de escola pública através da contação de histórias. A contação de histórias é uma forma de expor a leitura realizada e para fazer tal ação é necessário que tenha tido uma leitura e que o leitor tenha captado os detalhes e, de fato, compreendido determinado texto. Na escola em questão há um projeto em que toda semana cada aluno pega um livro na biblioteca, porém os alunosnão liam o livro, apenas pegavam por rotina ou para passear na escola. Assim este trabalho vem com a intervenção de mostrar aos alunos o gênero crônica e mostrar que é prazeroso ler e partilhar da mesma através da contação de histórias, trabalhando leitura e oralidade em um único trabalho. Através das perspectivas Barbosa (1990), Kleiman (1993), Rampelotto e Gizéria (2017), Zilberman e Geraldi (2006) e Peruzzo (2011) é explanado a importância da leitura na vida do indivíduo e as formas de utilizá-la pelo professor, que, muitas vezes, acaba reduzindo a importância da leitura a simples finalidades de exercícios gramaticais. A contação de histórias utilizada nos anos finais do ensino fundamental II é uma alternativa para trazer novas perspectivas aos discentessobre a literatura.Através desse método, os alunos irão identificar a necessidade de uma leitura profunda e assídua, observando aspectos importantes e características das obras literárias a fim de realizarem uma boa contação de histórias. Tudo isso objetivando que o público espectador sinta-se inserido na história de forma contextualizada de modo que a sua devida atenção seja alcançada.pt_BR
dc.format.extent10 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectOralidade na literaturapt_BR
dc.titleContação de histórias: Descobrindo o imaginário da literatura infantojuvenilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6873739667575780pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1598344003069716pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_keziagabrielasilvadossantos.pdf327,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.