Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2260
Título: O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médio
Autor: Barbosa, Gilvana Myrelly de Lima
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0006920146090205
Orientador: Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0502123155013190
Palavras-chave: Língua portuguesa;Livros didáticos;Aprendizagem;Ensino
Data do documento: 2019
Citação: BARBOSA, Gilvana Myrelly de Lima. O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médio. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O livro didático representa para muitoso principal meio de acesso à cultura letrada por parte de professores e alunos. O uso desse material é comum na maioria das escolas brasileiras e,por muitas vezes, tem condicionado a ação docente. Considerando,então,a importância atribuída a esse recurso e o seu lugar de destaque nas salas de aula, buscamos estudos referentes ao Livro Didático, ao ensino da língua materna, ao currículo e àavaliação do SAEPE. Efetuada as leituras, averiguamos de que modo a coleção didática de Língua Portuguesa do Ensino Médio selecionada trata os descritorespresentes na Matriz de Referência do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco-SAEPE. Partindo da comparação dos itens encontrados na avaliação às questões utilizadas no livro didático, podemos refletir sobre as limitações do manual escolar ao trabalhar os conteúdos cobrados no referido exame.Asavaliações em larga escalaproporcionam a gestão e redes escolares,os indicadores de desempenho como mais um componente para conhecer e reconhecer as suas realidades e, sendo assim,ter subsídios para estipular metas mais nítidas e especificar prioridades numa possível intervenção. A partir dos resultados, constatou-se que o material pedagógicotraz todos os descritores da prova;noentanto,a abordagem difere da empregada no teste, sendo apresentados de maneira implícita e integrados às atividades das seções dos capítulos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2260
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_gilvanamyrellydelimababrbosa.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.