Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLuna, Ewerton Ávila dos Anjos-
dc.contributor.authorBarbosa, Gilvana Myrelly de Lima-
dc.date.accessioned2020-04-29T17:05:14Z-
dc.date.available2020-04-29T17:05:14Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBARBOSA, Gilvana Myrelly de Lima. O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médio. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2260-
dc.descriptionO livro didático representa para muitoso principal meio de acesso à cultura letrada por parte de professores e alunos. O uso desse material é comum na maioria das escolas brasileiras e,por muitas vezes, tem condicionado a ação docente. Considerando,então,a importância atribuída a esse recurso e o seu lugar de destaque nas salas de aula, buscamos estudos referentes ao Livro Didático, ao ensino da língua materna, ao currículo e àavaliação do SAEPE. Efetuada as leituras, averiguamos de que modo a coleção didática de Língua Portuguesa do Ensino Médio selecionada trata os descritorespresentes na Matriz de Referência do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco-SAEPE. Partindo da comparação dos itens encontrados na avaliação às questões utilizadas no livro didático, podemos refletir sobre as limitações do manual escolar ao trabalhar os conteúdos cobrados no referido exame.Asavaliações em larga escalaproporcionam a gestão e redes escolares,os indicadores de desempenho como mais um componente para conhecer e reconhecer as suas realidades e, sendo assim,ter subsídios para estipular metas mais nítidas e especificar prioridades numa possível intervenção. A partir dos resultados, constatou-se que o material pedagógicotraz todos os descritores da prova;noentanto,a abordagem difere da empregada no teste, sendo apresentados de maneira implícita e integrados às atividades das seções dos capítulos.pt_BR
dc.format.extent21 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe no 3º ano do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0006920146090205pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0502123155013190pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_gilvanamyrellydelimababrbosa.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.