Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2257
Title: Análise das atividades de leitura em HQ no livro didático do 6º ano do ensino fundamental
Authors: Santana, Erivânia Maria da Silva
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/4284973418718646
metadata.dc.contributor.advisor: Domingos, Suzana Ferreira Paulino
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/2393224245460974
Keywords: Histórias em quadrinhos;Histórias em quadrinhos na educação;Língua portuguesa;Leitura
Issue Date: 2019
Citation: SANTANA, Erivânia Maria da Silva. Análise das atividades de leitura em HQ no livro didático do 6º ano do ensino fundamental. 2019. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Description: As histórias em quadrinhos (HQ) foram, por muito tempo, estigmatizadas, tornando-se objeto de restrição no ensino, condenadas por pais e docentes, pois não acreditavam que elas poderiam contribuir culturalmente e agregar conhecimentos, achavam que as histórias fantasiosas influenciavam no comportamento de crianças e jovens e, portanto,eram abolidas da sala de aula. Ao longo do tempo,as HQ se popularizaram,tornando-se um meio de comunicação de massa que atraicrianças, jovens e adultos do mundo inteiro.Possibilitamuma leitura de entretenimento e lazer, abordando de forma lúdica diversos conteúdos com uma linguagem que se aproxima da realidade das pessoas.A metodologia utilizada caracterizou-se por uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratória e documental, baseada nos pressupostos teóricos de VERGUEIRO (2004), RAMOS (2004), IRANDÉ (2003), KLEIMAM (2002), KOCK (2008)e nos Parâmetros Curriculares Nacionais(1997), (1998). Por apresentar uma linguagem multimodal utilizando imagens e textos, os quadrinhos podem contribuir no incentivo à leitura nas aulas de língua portuguesa. Os enredos proporcionam uma leitura prazerosa e despertam o interesse pela leitura e podem constituir ótimas ferramentas para o ensino-aprendizagem.Os Parâmetros Curriculares Nacionais incentivam o uso de HQ em sala de aula,cabe aos docentes utilizá-las como recursos didáticos e refletir sobre a melhor forma de utilizá-las em aula. O objetivo geral deste artigo é realizar uma análise de atividades de leitura com HQ encontradas em um livro didático do 6º ano do Ensino Fundamental.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2257
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_art_erivaniamariadasilvasantana.pdf879,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.