Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2255
Title: Uma análise das questões de linguagens apresentadas no ENEM
Authors: Barros, Emmanuella Farias de Almeida
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/4993497631882133
metadata.dc.contributor.advisor: Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/0502123155013190
Keywords: Língua portuguesa;Exames;Ensino médio
Issue Date: 2019
Citation: BARROS, Emmanuella Farias de Almeida. Uma análise das questões de linguagens apresentadas no ENEM. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Description: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)é uma avaliação de âmbito nacional e permite que os jovens ao final do terceiro ano, a partir dos seus desempenhos, possam ingressar em diversas universidades em todo o país. Levando em conta a importância do exame, este estudo se propõe a analisar as duas últimas edições da prova do ENEM de Língua Portuguesa investigandoa concepção de linguagem que predomina no ano de 2017 e 2018;categorizaras atividades de Língua Portuguesa encontradas nas duas últimas edições do ENEM; e, identificarquais osconhecimentos linguísticos são mais requeridos nas questões referentes ao português.Para alcançar osobjetivos propostosrealizamos uma pesquisa documental, de cunho qualitativo com maior ênfase e de cunho quantitativo em menor ênfase, por entendermos que durante o processo de análise alguns dados quantificáveis poderiam nos ajudar a entender o nosso objeto, mas não o suficiente para explicá-lo, por isso também a escolha de uma abordagem qualitativa. A base conceitual do nosso trabalho voltou-se principalmentepara Antunes (2003), Travaglia (1996), Koch (2002),Andrade (2015) e Vicentini (2015). Os resultados da pesquisa indicaram que a concepção de linguagem como forma de interação é predominantenesse exame e que as questões mais requeridas na prova são perguntas sobre interpretação de texto, evidenciando, para nós, umensino que esteja alinhado com tais conhecimentos,a fim de que os alunos tenham um bom desempenho e possam alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2255
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_art_emmanuellafariasdealmeidabarros.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.