Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLuna, Ewerton Ávila dos Anjos-
dc.contributor.authorBarros, Emmanuella Farias de Almeida-
dc.date.accessioned2020-04-28T19:37:40Z-
dc.date.available2020-04-28T19:37:40Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBARROS, Emmanuella Farias de Almeida. Uma análise das questões de linguagens apresentadas no ENEM. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2255-
dc.descriptionO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)é uma avaliação de âmbito nacional e permite que os jovens ao final do terceiro ano, a partir dos seus desempenhos, possam ingressar em diversas universidades em todo o país. Levando em conta a importância do exame, este estudo se propõe a analisar as duas últimas edições da prova do ENEM de Língua Portuguesa investigandoa concepção de linguagem que predomina no ano de 2017 e 2018;categorizaras atividades de Língua Portuguesa encontradas nas duas últimas edições do ENEM; e, identificarquais osconhecimentos linguísticos são mais requeridos nas questões referentes ao português.Para alcançar osobjetivos propostosrealizamos uma pesquisa documental, de cunho qualitativo com maior ênfase e de cunho quantitativo em menor ênfase, por entendermos que durante o processo de análise alguns dados quantificáveis poderiam nos ajudar a entender o nosso objeto, mas não o suficiente para explicá-lo, por isso também a escolha de uma abordagem qualitativa. A base conceitual do nosso trabalho voltou-se principalmentepara Antunes (2003), Travaglia (1996), Koch (2002),Andrade (2015) e Vicentini (2015). Os resultados da pesquisa indicaram que a concepção de linguagem como forma de interação é predominantenesse exame e que as questões mais requeridas na prova são perguntas sobre interpretação de texto, evidenciando, para nós, umensino que esteja alinhado com tais conhecimentos,a fim de que os alunos tenham um bom desempenho e possam alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.pt_BR
dc.format.extent26 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectExamespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUma análise das questões de linguagens apresentadas no ENEMpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4993497631882133pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0502123155013190pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_emmanuellafariasdealmeidabarros.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.