Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2255
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Luna, Ewerton Ávila dos Anjos | - |
dc.contributor.author | Barros, Emmanuella Farias de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-28T19:37:40Z | - |
dc.date.available | 2020-04-28T19:37:40Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Emmanuella Farias de Almeida. Uma análise das questões de linguagens apresentadas no ENEM. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2255 | - |
dc.description | O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)é uma avaliação de âmbito nacional e permite que os jovens ao final do terceiro ano, a partir dos seus desempenhos, possam ingressar em diversas universidades em todo o país. Levando em conta a importância do exame, este estudo se propõe a analisar as duas últimas edições da prova do ENEM de Língua Portuguesa investigandoa concepção de linguagem que predomina no ano de 2017 e 2018;categorizaras atividades de Língua Portuguesa encontradas nas duas últimas edições do ENEM; e, identificarquais osconhecimentos linguísticos são mais requeridos nas questões referentes ao português.Para alcançar osobjetivos propostosrealizamos uma pesquisa documental, de cunho qualitativo com maior ênfase e de cunho quantitativo em menor ênfase, por entendermos que durante o processo de análise alguns dados quantificáveis poderiam nos ajudar a entender o nosso objeto, mas não o suficiente para explicá-lo, por isso também a escolha de uma abordagem qualitativa. A base conceitual do nosso trabalho voltou-se principalmentepara Antunes (2003), Travaglia (1996), Koch (2002),Andrade (2015) e Vicentini (2015). Os resultados da pesquisa indicaram que a concepção de linguagem como forma de interação é predominantenesse exame e que as questões mais requeridas na prova são perguntas sobre interpretação de texto, evidenciando, para nós, umensino que esteja alinhado com tais conhecimentos,a fim de que os alunos tenham um bom desempenho e possam alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Exames | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Uma análise das questões de linguagens apresentadas no ENEM | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4993497631882133 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0502123155013190 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_emmanuellafariasdealmeidabarros.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.