Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2252
Title: Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio
Authors: Oliveira, Cláudia Gabriella de Lima
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/6472201820211149
metadata.dc.contributor.advisor: Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/0502123155013190
Keywords: Redação técnica;Textos;Ensino médio
Issue Date: 2018
Citation: OLIVEIRA, Cláudia Gabriella de Lima. Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio. 2018. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Description: Sabe-se que para a realização de bons textos é necessária muita leitura. No que diz respeito à redação e produção de textos no ensino médio, acaba sendo um desafio, para os professores e estudantes, uma vez que alguns professores impõem ao aluno determinado conteúdo para a redação e passa apenas a avaliar aquela produção. A produção de textos, que vai além de nota, leva o aluno a uma interação entre os sujeitos, um olhar crítico acerca do mundo e do que ele busca repassar naquelas palavras, embora muitos não estejam sendo ensinados a isso. Este estudo tem por finalidade entender a forma de ensino que está orientando os jovens, esses que em sua maioria não apresentam muito interesse pela leitura e pela produção de textos. Conhecer os alunos, os seus gostos pessoais, suas ideias, pode levá-los a uma ideia de transpassar, por meio das palavras, aquilo que ele gostaria de falar, logo, a importância da escrita será reconhecida por professores e por alunos, não apenas em tempo de ENEM ou Vestibulares, em que muitos passam a aprender as técnicas de uma boa redação. É importante entender e estudar a situação “professor e aluno”, condições de ensino, estímulo a ambos e efeitos de uma boa leitura e consequentemente ótima escrita a esses jovens. Portanto, este artigo tem por objetivo analisar produções textuais, tendo em vista o ensino médio e os desafios para os estudantes.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2252
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_art_cláudiagabrielladelimaoliveira.pdf429,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.