Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2252
Título: | Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio |
Autor: | Oliveira, Cláudia Gabriella de Lima |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/6472201820211149 |
Orientador: | Luna, Ewerton Ávila dos Anjos |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0502123155013190 |
Palavras-chave: | Redação técnica;Textos;Ensino médio |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | OLIVEIRA, Cláudia Gabriella de Lima. Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio. 2018. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. |
Resumo: | Sabe-se que para a realização de bons textos é necessária muita leitura. No que diz respeito à redação e produção de textos no ensino médio, acaba sendo um desafio, para os professores e estudantes, uma vez que alguns professores impõem ao aluno determinado conteúdo para a redação e passa apenas a avaliar aquela produção. A produção de textos, que vai além de nota, leva o aluno a uma interação entre os sujeitos, um olhar crítico acerca do mundo e do que ele busca repassar naquelas palavras, embora muitos não estejam sendo ensinados a isso. Este estudo tem por finalidade entender a forma de ensino que está orientando os jovens, esses que em sua maioria não apresentam muito interesse pela leitura e pela produção de textos. Conhecer os alunos, os seus gostos pessoais, suas ideias, pode levá-los a uma ideia de transpassar, por meio das palavras, aquilo que ele gostaria de falar, logo, a importância da escrita será reconhecida por professores e por alunos, não apenas em tempo de ENEM ou Vestibulares, em que muitos passam a aprender as técnicas de uma boa redação. É importante entender e estudar a situação “professor e aluno”, condições de ensino, estímulo a ambos e efeitos de uma boa leitura e consequentemente ótima escrita a esses jovens. Portanto, este artigo tem por objetivo analisar produções textuais, tendo em vista o ensino médio e os desafios para os estudantes. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2252 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_cláudiagabrielladelimaoliveira.pdf | 429,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.