Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2223
Title: Os impactos de uma intervenção pedagógica voltada para o ensino das artes visuais no contexto da educação de jovens e adultos
Authors: Bispo, Imara Queiroz
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/8114349519066694
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Felipe de Brito
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
Keywords: Arte na educação;Educação de jovens e adultos;Ensino
Issue Date: 2018
Citation: BISPO, Imara Queiroz. Os impactos de uma intervenção pedagógica voltada para o ensino das artes visuais no contexto da educação de jovens e adultos. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: This research aims to analyze the impacts of a pedagogical intervention directed to the teaching of the Visual Arts in the context of Youth and Adult Education. The theoretical framework discusses student and teacher profile; the students' learning needs, as well as the pedagogical goals. It also addresses issues related to the teaching of Arts and its contributions to the construction of a solid academic background. The pedagogical intervention was carried out in a public school atItacaré, in the state of Bahia,located in the Northeast of Brazil,considering the classroom space as experience and learning in the research process. The intervention was based on a pedagogical design defined from a set of teaching methods and approaches based in literature, and conducted from a qualitative perspective with the intention of understanding and interpreting the data obtained throughout its execution. The methodological procedures adopted to analyze the impacts of the intervention include observations and interviews with the students with the teacher. The data obtained indicates contributions of the Arts in the training of the students, with emphasis on the production capacity and visual perception of the images produced by the students.
Description: Este trabalho tem por objetivo analisar os impactos de uma intervenção pedagógica voltada para o ensino das Artes Visuais no contexto da Educação de Jovens e Adultos–EJA. O referencial teórico da pesquisa discute o perfil do aluno e do docente; as necessidades de aprendizagem dos alunos, assim como as metas pedagógicas. Aborda também questões relacionadas ao ensino das Artes e suas contribuições para uma formação acadêmica sólida. A intervenção pedagógica foi realizada numa escola pública da rede municipal de Itacaré –BA, considerando o espaço de aula como vivência e aprendizado na concretização da pesquisa. A intervenção teve como base um desenho pedagógico definido a partir de um conjunto de métodos e abordagens de ensino fundamentados na literatura, sendo pensada em uma perspectiva qualitativa com o intuito de compreender e interpretar os dados obtidos ao longo de sua execução. Os procedimentos metodológicos adotados para analisar os impactos da intervenção incluem observações e entrevistas com os alunos, e com o professor. Os dados obtidos apontam para contribuições das Artes na formação do educando do EJA, com destaque a capacidade de produção e percepção visual nas imagens produzidas pelos estudantes.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2223
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_imaraqueirozbispo.pdf1,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.