Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2106
Título: Cervejaria Ekäut S. A.: observações do processo produtivo de cervejas
Autor: Queiroz, João Felipe de Souza
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0110579672830094
Orientador: Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6140791519234633
Palavras-chave: Cervejarias;Cerveja - Indústria;Cerveja
Data do documento: 2019
Citação: QUEIROZ, João Felipe de Souza. Cervejaria Ekäut S. A.: observações do processo produtivo de cervejas. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O presente trabalho objetiva descrever o processo de fabricação empregados na Cervejaria Ekäut durante o período do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), que ocorreu entre 01 de outubro de 2018 a 31 de janeiro de 2019. Durante o período do Estágio foi possível acompanhar as principais etapas do processo cervejeiro - moagem, mostura, clarificação, fervura, resfriamento, fermentação e maturação - no cotidiano da fábrica, observando nuances da produção, como detalhes das receitas, monitoramento da rampa de temperatura e a ação das enzimas na mostura. Além disso, foram visualizadas possibilidades de ajustes de processo em situações imprevistas, tais como, ajustes na filtração e as diversas possibilidades de utilização da água de lavagem. Foram acompanhadas as transformações do mosto até chegar na fervura e a adição dos componentes aromáticos que tanto contribuem para o aspecto final da bebida. O resfriamento quase que instantâneo do mosto de apronte, que saia da panela de fervura a uma temperatura próxima a ebulição, sendo resfriado em trocador de calor de placas, que reduz a temperatura para a faixa ideal de inoculação da levedura a ser utilizada. Foi realizado o acompanhamento, a fermentação com medições diárias do pH e da densidade do mostro até a transformação em cerveja. Estes conhecimentos possibilitaram presenciar os procedimentos que agregam valor a esta bebida e entender as inúmeras formas de concepção e composição de uma bebida tão rica e diversa que ganha seu toque final na maturação.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2106
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Gastronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_joaofelipedesouzaqueiroz.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.