Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1887
Título: O lugar da tecnologia nas licenciaturas em pedagogia das universidades públicas de Pernambuco
Autor: Souza, Bruna Lima de Araújo
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4360303649622105
Orientador: Tenório, Alexandro Cardoso
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6169033174942344
Palavras-chave: Tecnologia da informação;Educação - Ensino e estudo;Universidades e faculdades públicas - Pernambuco;Professores - Formação
Data do documento: 4-Dez-2019
Citação: SOUZA, Bruna Lima de Araújo. O lugar da tecnologia nas licenciaturas em pedagogia das universidades públicas de Pernambuco. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This monograph aims to identify whether the Pedagogy Degree courses of public universities of Pernambuco contemplate the formation of technologically qualified professionals for pedagogical purposes, discussing the place of Information and Communication Technologies (ICT) in the Pedagogy Degree curricula. public universities of the State of Pernambuco. For this we seek to analyze the main documents that guide the pedagogy courses of public institutions that were available on the network as public data. And so, we turn our concern in the Political Course Projects (PPC), in the curriculum matrices and programs of the disciplines of UFPE, UFRPE and UPE. It was also sought to apply an online questionnaire to pedagogues , and pedagogy students, in order to understand which elements of the technological area the courses have addressed during the training, in order to train a pedagogical professional capable of facing the contemporary challenges of the emerging society of education. information.
Resumo: A presente monografia assume o objetivo de identificar se os cursos de Licenciatura em Pedagogia das universidades públicas de Pernambuco contemplam a formação de profissionais capacitados tecnologicamente para fins pedagógicos, discutindo qual o lugar das Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC) nos currículos de Licenciatura em Pedagogia das universidades públicas do Estado de Pernambuco. Para isso buscamos analisar os principais documentos que norteiam os cursos de pedagogia das instituições públicas que estiveram disponíveis em rede como dados públicos . E assim, voltamos nossa preocupação nos Projetos Político de Curso (PPC), nas matrizes curriculares e programas das disciplinas da UFPE, UFRPE e UPE. Buscou-se ainda aplicar um questionário online junto a pedagogos e estudantes de pedagogia, para assim compreender quais elementos da área tecnológica os cursos têm abordado durante a formação, no sentido de formar um profissional de pedagogia capaz de enfrentar os desafios contemporâneos da emergente sociedade da informação.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1887
Aparece nas coleções:(CDILP) Trabalho de conclusão de curso

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