Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTenório, Alexandro Cardoso-
dc.contributor.authorSouza, Bruna Lima de Araújo-
dc.date.accessioned2020-01-31T14:54:24Z-
dc.date.available2020-01-31T14:54:24Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.identifier.citationSOUZA, Bruna Lima de Araújo. O lugar da tecnologia nas licenciaturas em pedagogia das universidades públicas de Pernambuco. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1887-
dc.descriptionA presente monografia assume o objetivo de identificar se os cursos de Licenciatura em Pedagogia das universidades públicas de Pernambuco contemplam a formação de profissionais capacitados tecnologicamente para fins pedagógicos, discutindo qual o lugar das Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC) nos currículos de Licenciatura em Pedagogia das universidades públicas do Estado de Pernambuco. Para isso buscamos analisar os principais documentos que norteiam os cursos de pedagogia das instituições públicas que estiveram disponíveis em rede como dados públicos . E assim, voltamos nossa preocupação nos Projetos Político de Curso (PPC), nas matrizes curriculares e programas das disciplinas da UFPE, UFRPE e UPE. Buscou-se ainda aplicar um questionário online junto a pedagogos e estudantes de pedagogia, para assim compreender quais elementos da área tecnológica os cursos têm abordado durante a formação, no sentido de formar um profissional de pedagogia capaz de enfrentar os desafios contemporâneos da emergente sociedade da informação.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph aims to identify whether the Pedagogy Degree courses of public universities of Pernambuco contemplate the formation of technologically qualified professionals for pedagogical purposes, discussing the place of Information and Communication Technologies (ICT) in the Pedagogy Degree curricula. public universities of the State of Pernambuco. For this we seek to analyze the main documents that guide the pedagogy courses of public institutions that were available on the network as public data. And so, we turn our concern in the Political Course Projects (PPC), in the curriculum matrices and programs of the disciplines of UFPE, UFRPE and UPE. It was also sought to apply an online questionnaire to pedagogues , and pedagogy students, in order to understand which elements of the technological area the courses have addressed during the training, in order to train a pedagogical professional capable of facing the contemporary challenges of the emerging society of education. information.pt_BR
dc.format.extent61 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Ensino e estudopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicas - Pernambucopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleO lugar da tecnologia nas licenciaturas em pedagogia das universidades públicas de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4360303649622105pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6169033174942344pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_brunalimadearaujosouza.pdf576,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.