Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1782
Título: Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO) – Ita Indústria e Comércio de Bebidas Ltda
Autor: Moraes Neto, Venancio Ferreira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8687653917403502
Orientador: Gomes, Glêce Milene Santana
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2459981292074121
Palavras-chave: Bebidas – Indústria;Controle de qualidade;Bebidas alcoólicas – Produção
Data do documento: 10-Dez-2019
Citação: MORAES NETO, Venancio Ferreira de. Relatório de estágio supervisionado obrigatório (ESO) – Ita Indústria e Comércio de Bebidas Ltda. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O Brasil é o terceiro maior consumidor de bebidas do mundo e a produção de refrigerantes destaca-se como o principal item do setor brasileiro de bebidas. A indústria de bebidas apresentam números robustos e que representam uma parcela significativa do valor e do volume da indústria de transformação. E mesmo não sendo caracterizado um setor de trabalho intensivo, a indústria de bebidas é responsável pela geração de milhares de postos de trabalho. A produção local dinamiza as regiões menos industrializadas e utiliza uma grande cadeia produtiva, que envolve distribuição, armazenagem, comercialização, obtenção de insumos e embalagens. Sendo assim, a indústria de bebidas possui uma atividade econômica acentuada, assim, possibilita oportunidade e desenvolvimento profissional do engenheiro de alimentos por meio da aquisição de experiências durante o período de estágio. O presente trabalho foi desenvolvido na ITA Indústria e Comércio de Bebidas Ltda. que produz refrigerantes, bebida energética e bebidas alcoólicas mistas, sendo considerada de pequeno porte, atendendo o mercado do Sertão e na Zona da Mata Pernambucana, sendo o carro chefe de venda o refrigerante dietético de guaraná sabor de tutti-frutti e a bebida alcoólica mista de jurubeba. As atividades consistiram no levantamento de informações sobre os processos executados, implantação do sistema de controle de qualidade e análises físicoquímicas, otimização do processo de carbonatação, monitoramento da produção e implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPFs). Como resultados da execução das atividades do estágio foi possível obter benefícios, como a realização da padronização dos procedimentos de qualidade, melhoria contínua, controle e o monitoramento de processos e produção que facilitaram o entendimento dos conceitos, trazendo também aos gestores uma melhor observação da integração da qualidade e processos. O estágio consistiu em uma oportunidade enriquecedora e de grande valia para o crescimento profissional e pessoal. Os resultados obtidos e a vivência da indústria complementaram o conhecimento adquirido nos anos de estudos de teoria e no ambiente acadêmico junto com os professores e colegas de curso.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1782
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_venancioferreirademoraesneto.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.