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Título: “Um jornal sem lero-lero”: proximidade comunicativa nas manchetes do Aqui-PE
Autor: Oliveira, José Eduardo da Silva de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0194036161459171
Orientador: Gomes, Valéria Severina
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8893406062883304
Palavras-chave: Jornalismo - Linguagem;Jornais - Manchetes;Analise do discurso;Comunicação de massa e linguagem
Data do documento: 31-Jan-2019
Citação: Oliveira, José Eduardo da Silva de. “Um jornal sem lero-lero”: proximidade comunicativa nas manchetes do Aqui-PE. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Este estudio tiene como objetivo analizar los titulares del periódico Aquí-PE con base en el concepto de Tradición Discursiva, considerando las marcas de proximidad comunicativa. El aporte teórico se basa en Koch (1997; 2007); Oesterreicher (2013); Kabatek (2006); 2007 (2007; 2014; 2018) Travassos (2011; 2012); e Lucena (2011). El corpus seleccionado es constituido de 10 titulares del periódico popular Aquí-PE que corresponden al periodo de una década (2008-2018), desde su creación a los días actuales. Nuestros objetivos específicos son: a) discuta acerca de la finalidad comunicativa de los titulares del periódico para alcanzar su público-blanco; b) verificar la especificidad de la finalidad comunicativa de los titulares del periódico Aquí-PE; c) Discutir las marcas de proximidad comunicativa evidenciadas en los titulares del periódico. Los resultados apuntan para la evidencia de los parámetros de espontaneidad, dialogicidad, emoción e intimidad como marcas de proximidad comunicativa en la constitución de los titulares de la Aquí-PE.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as manchetes do jornal Aqui-PE com base no conceito de Tradição discursiva, considerando as marcas de proximidade comunicativa. O suporte teórico está fundamentado em Koch (1997; 2007); Oesterreicher (2013); Kabatek (2006); Gomes (2007; 2018); Travassos (2011; 2012); e Lucena (2011). O corpus selecionado é constituído de 16 manchetes do jornal popular Aqui-PE, que correspondem ao período de uma década (2008-2018), desde a sua criação aos dias atuais. Nossos objetivos específicos são: a) discutir acerca da finalidade comunicativa das manchetes do jornal para alcançar seu público-alvo; b) verificar a especificidade da finalidade comunicativa das manchetes do jornal Aqui-PE; c) Discutir acerca das marcas de proximidade comunicativa evidenciadas nas manchetes do jornal. Os resultados apontam para a evidência dos parâmetros de espontaneidade; dialogicidade; emocionalidade; e intimidade como marcas de proximidade comunicativa na constituição das manchetes do Aqui-PE.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1629
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