Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1426
Título: Vigilância Sanitária/VISA do Município de Garanhuns - PE
Autor: Pereira, Giovanna Nathália Oliveira
Silva, Rodrigo Henrique Fidelix da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3112581895758559
http://lattes.cnpq.br/1494397306017064
Orientador: Ribeiro, Daniele Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1517959077516490
Palavras-chave: Vigilância Sanitária;Saúde Pública - Legislação
Data do documento: 26-Jun-2019
Citação: PEREIRA, Giovanna Nathália Oliveira; SILVA, Rodrigo Henrique Fidelix da. Vigilância Sanitária/VISA do Município de Garanhuns - PE. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: A Vigilância Sanitária (VISA) municipal tem por objetivo garantir a segurança e saúde da população por meio de fiscalizações, inspeções e orientações para a garantia da qualidade dos produtos e serviços prestados pelas empresas no município. A VISA é responsável por diversos segmentos de atividade econômica, sendo os principais segmentos relacionados aos alimentos, as distribuidoras de alimentos e bebidas, restaurantes, padarias, lanchonetes, frigoríficos e bares. Além destes, é responsável por muitos outros estabelecimentos não relacionados com a manipulação de alimentos, como, por exemplo, consultórios, clínicas, controladoras de pragas urbanas, escolas, distribuidoras de medicamentos, hotéis, etc. As atividades desenvolvidas pela vigilância sanitária são fundamentadas pelas leis federais, estaduais e municipais, de modo que toda ação é precedida de um minucioso levantamento das normas e legislações aplicáveis, garantindo que as atividades ocorram de maneira correta e respaldadas pela lei, para segurança da população e de forma justificável para as empresas. Diante do exposto, o presente relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante o período de estágio. Foram desenvolvidas as seguintes atividades: realização de inspeções (em empresas e eventos municipais), inscrições de empresas para concessão de licença sanitária, recolhimento de amostras de água fornecida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) para análises físico-químicas e microbiológicas (atividade realizada pela Vigilância Ambiental), desenvolvimento de documentos para inspeção e para orientações a empresas e atendimento de denúncias. Os documentos desenvolvidos durante o estágio tiveram como objetivo facilitar a realização das inspeções, de forma a guiar a equipe da VISA em relação aos pontos que são cobrados pela legislação para cada atividade; tornou, dessa forma, mais ágeis e eficientes as inspeções sanitárias. Para o segmento alimentício, a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC N° 216/2004 serve de base para o direcionamento das inspeções, sendo uma das legislações mais utilizadas por este departamento, não se abstendo de outras legislações aplicáveis. Durante o estágio houve estudo de muitas normas e leis, para melhoria da atividade da VISA no município. Assim, as vivências profissionais ao longo do período de estágio promoveram um entendimento maior da responsabilidade com a saúde do consumidor, bem como, apresentou um leque de oportunidades quanto à responsabilidade técnica e atividades de consultoria que podem ser desenvolvidas pelo engenheiro de alimentos, tendo fornecido um conhecimento diferenciado aos estagiários para o início de suas carreiras profissionais.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1426
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_giovannanatháliaoliveirapereirarodrigohenrique.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.