Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1415
Título: Indústria de Bebidas Garanhuns Ltda: aspectos do processo, controle de qualidade e tratamento de efluentes
Autor: Silva, Pedro Brivaldo Viana da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3523434440079567
Orientador: Santos, André Felipe de Melo Sales
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2607034933775460
Palavras-chave: Bebidas – Indústria;Bebidas - Controle de Qualidade
Data do documento: 3-Jul-2019
3-Jul-2019
Citação: SILVA, Pedro Brivaldo Viana da.Indústria de Bebidas Garanhuns Ltda: aspectos do processo, controle de qualidade e tratamento de efluentes.2019.53 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: As indústrias de bebidas constituem uma importante parcela do setor de transformação no Brasil, apresentando grande distribuição regional e empregando um número significativo de mão de obra. A produção de refrigerantes destaca-se como sendo a principal no setor de bebidas, seguida pela produção de cerveja, cuja produção de espécies artesanais vem ganhando importância, visto que suas características organolépticas são diferenciadas. O presente trabalho foi desenvolvido na Indústria de Bebidas Garanhuns Ltda. que produz refrigerantes e cervejas artesanais, sendo considerada de pequeno porte, atendendo o mercado local e de cidades circunvizinhas da região do agreste pernambucano. O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), ocorreu no período de 01/04/19 a 01/07/19, somando 300 horas. As atividades consistiram no levantamento de informações sobre o funcionamento da indústria e dos processos executados, análises físico-químicas no xarope composto, análises microbiológicas na água bruta utilizada no processo e nos refrigerantes, acompanhamento da fabricação dos produtos e monitoramento da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Foi sugerido a implantação de um tratamento biológico anaeróbio adicional a ETE, a qual a partir da análise dos parâmetros, o reator UASB mostrou-se como o mais adequado dentro das possibilidades existentes.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1415
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_pedrobrivaldovianadasilva.pdf575,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.