Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1382
Título: Estágio supervisionado obrigatório no Laboratório de Laticínios – Lactal
Autor: Lira, Avla Kessia Azevedo de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2365029401299743
Orientador: Chinelate, Gerla Castello Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3083684128673144
Co-orientador : Souza, Thibério Pinho Costa
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/4506927856419053
Palavras-chave: Alimentos - Manuseio;Alimentos - Análise;Derivados do leite
Data do documento: 5-Fev-2019
Citação: LIRA, Avla Kessia Azevedo de. Estágio supervisionado obrigatório no Laboratório de Laticínios – Lactal. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Resumo: O estágio supervisionado obrigatório é uma experiência essencial para o futuro profissional da engenharia de alimentos, por proporcionar um gancho entre o aprendizado teórico nas disciplinas do curso e o trabalho em indústria ou laboratório, podendo o aluno aplicar seus conhecimentos práticos. O Laboratório Multiusuários de Ciência e Tecnologia de Alimentos (LACTAL) auxilia os alunos em seus projetos de pesquisa ou extensão, realização de pesquisas para trabalhos de conclusão de curso, gerar competência científica para aprimoramento de produtos e tecnologias. O LACTAL é dividido em vários laboratórios de diferentes disciplinas, e dentre eles está o laboratório de leite e derivados. O ramo de laticínios é um ramo alimentício em frequente expansão, e o laboratório de leite e derivados auxilia na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, inovações, e também para o estudo de análises de leite e seus derivados. Durante o estágio, foi possível desenvolver treinamentos acerca das Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, as Boas Práticas de Laboratório, análises físico-químicas feitas em leite e derivados e também pôde-se fazer a implementação de Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) para alguns equipamentos dentro do laboratório, contribuindo para a melhor e mais segura utilização do laboratório. Ao final, foi possível verificar a aplicação dos temas abordados nos treinamentos e a efetiva melhora e padronização da utilização do Laboratório de Leite e Derivados por parte dos alunos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1382
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Alimentos (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_avlakessiaazevedodelira.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.