Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1126
Título: Assombrações na estrada do Engenho Barbalho: o fantástico em O cara de fogo, de Jayme Griz
Autor: Silva, Ivson Bruno da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7326563008178361
Orientador: Pereira, João Batista
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5017161166804446
Palavras-chave: Literatura fantástica brasileira;Alegoria;Estética na literatura
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Ivson Bruno da. Assombrações na estrada do Engenho Barbalho: o fantástico em O cara de fogo, de Jayme Griz. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: El presente artículo tiene por objetivo identificar el rendimiento estético del cuento ‘O cavalo fantasma da estrada do Engenho Barbalho’, presente en la obra O cara de fogo, de Jayme Griz, a la luz de los vínculos mantenidos entre el fantástico y la historia. A partir de los condicionantes teóricos anteriores por Tzvetan Todorov, en Introdução à literatura fantástica, David Roas, en A ameaça do fantástico, y Walter Benjamin, en Origem do drama trágico alemão, se buscó vislumbrar la alegoría como categoría analítica que, en diálogo con componentes socio históricos, propició nuevos enfoques para losanálisis del texto literario. La lectura de la narrativa griziana, amparada por el contexto,permitió una remisión a la tradición oral, recurso mnemónico capaz de recuperar y perpetuar testimonios de visados y fantasmas en la Zona de la Mata Pernambucana. En el mismo sentido, las reminiscencias que orientan las múltiples miradas sobre el texto y los efectos de vacilación y miedo, propios del género fantástico, aseguran la transgresión de la percepción de realidad que tiende a romper la idea de normalidad en la cualel campo social se sujeta. A modo de conclusión, se sugiere que la interpretación del cuento, pautada en el nexo entre texto y contexto, corrobora el mantenimiento de la vacilación y de las inquietudes mantenidas por personaje y lector ante lo sobrenatural que impregna el relato, colocando el hombre frente al insólito yal inesperado que pasan la vida
Resumo: O presente artigo tem por objetivo identificar o rendimento estético do conto ‘O cavalo fantasma da estrada do engenho Barbalho’, presente na obra O cara de fogo, de Jayme Griz, à luz dos vínculos mantidos entre o fantástico e a história. A partir dos condicionantes teóricos antevistos por Tzvetan Todorov, em Introdução à literatura fantástica, David Roas, em A ameaça do fantástico, e, Walter Benjamin, em Origem do drama trágico alemão, procurou-se vislumbrar a alegoria como categoria analítica que, em diálogo com componentes sócio históricos, propiciou novas abordagens para análise do texto literário. A leitura da narrativa griziana,amparada pelo contexto, permitiu uma remissão à tradição oral, recurso mnemônico capaz de recuperar e perpetuar testemunhos de visagens e abusões na Zona da Mata Pernambucana. No mesmo sentido, as reminiscências que norteiam os múltiplos olhares sobre o texto e os efeitos de hesitação e medo, próprios do gênero fantástico, asseguram a transgressão da percepção de realidade que tende a romper a ideia de normalidade na qual o campo social se sujeita. À guisa de conclusão, sugere-se que a interpretação do conto, pautada no nexo entre texto e contexto, corrobora a manutenção da vacilação e das inquietações mantidas por personagem e leitor diante do sobrenatural que permeia o relato, colocando o homem frente ao insólito e ao inesperado que perpassam a vida.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1126
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_ivsonbrunodasilva.pdf4,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.