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Título: Brincadeiras populares na educação Infantil: um resgate importante no processo de ensino e aprendizagem
Autor: Silva, Maria Willinayane Pereira da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9322068646478241
Orientador: Silva, Valdirene Moura da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8238548957613487
Palavras-chave: Educação de crianças;Brincadeiras;Aprendizagem - Estudo e ensino;Cultura Popular
Data do documento: 4-Fev-2019
Citação: SILVA, Maria Willinayane Pereira da. Brincadeiras populares na educação infantil: um resgate importante no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: The present study was based on the initial questioning how popular pranks can contribute to the development of learning in early childhood education. In order to answer this question, we outlined as a general objective to analyze the popular pranks in the development process of early childhood education. More specifically we propose to know the practice of a teacher with the use of popular pranks in the classroom, we also aim to broaden the knowledge regarding the importance of popular pranks in the classroom, and finally, rescue games and pranks of Yesterdays, recognizing their potentiality in the teaching and learning process. This is a field research with a qualitative approach, whose data were obtained through observations and interviews. The faculty member of the research works in early childhood education, in a municipal daycare center located in the urban area of the municipality of Garanhuns-PE. Considering the popular play as a pertinent resource capable of promoting in the child the development of their cognitive, motor and interactional skills, the results pointed out that it is possible to redeem popular pranks in the classroom, It is sufficient to have the initiative and sensitization by teachers to know and consider play as an important instrument in the teaching-learning process of early childhood education. Thus, we conclude by highlighting the relevance of bringing to the classrooms of the universities, the courses of teacher training of early childhood education the debate about the importance of stimulating the use of popular games in early childhood education, Considering them as methodological resources relevant to the improvement of the pedagogical work developed in the classroom.
Resumo: O presente estudo partiu do questionamento inicial como as brincadeiras populares podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil. Com o intuito de responder a essa questão, traçamos como objetivo geral analisar as brincadeiras populares no processo de desenvolvimento da Educação Infantil. Mais especificamente nos propomos a conhecer a prática de uma professora com a utilização de brincadeiras populares em sala de aula, objetivamos também ampliar o conhecimento em relação a importância das brincadeiras populares em sala de aula, e por fim, resgatar jogos e brincadeiras de antigamente, reconhecendo a sua potencialidade no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de observações e entrevista. A docente participante da pesquisa atua na Educação Infantil, em uma creche municipal localizada na zona urbana do município de Garanhuns- PE. Considerando a brincadeira popular como um recurso pertinente capaz de promover na criança o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, motoras e interacionais, os resultados apontaram que é possível sim resgatar as brincadeiras populares em sala de aula, basta haver a iniciativa e sensibilização por parte dos professores de conhecer e considerar a brincadeira como instrumento importante no processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil. Dessa forma, concluímos ressaltando a relevância em trazer para as salas de aula das universidades, dos cursos de formações de professores da Educação Infantil o debate sobre a importância de estimular o uso das brincadeiras populares na Educação Infantil, considerando-as como recursos metodológicos relevantes para o aprimoramento do trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/997
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

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