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Title: O trabalho docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Pernambuco – IFPE: intensificação e a precarização
Authors: Souza Júnior, Gilberto Romeiro de
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/1321243725942713
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Tarcísio Augusto Alves da
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/0520773156070065
metadata.dc.contributor.advisor-co: Gomes, Darcilene Cláudio
metadata.dc.contributor.advisor-coLattes: http://lattes.cnpq.br/9776555032114922
Keywords: Ensino;Ensino superior;Docência em formação
Issue Date: 2018
Citation: SOUZA JÚNIOR, Gilberto Romeiro de. O trabalho docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Pernambuco – IFPE:intensificação e a precarização. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: The main objective of this research was to analyze the increasingly precarious conditions for teaching at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco (IFPE). For this, the following methodological procedures were used: The first one was a detailed review of extant scholarship in the area of Sociology of Work and Education, in order to contextualize the research and to elaborate its theoretical orientations. Secondly, primary data was carried out to analyze online questionnaires completed by teachers. Data were collected under the auspices of a research project entitled, "The expansion of the Federal Institutes of Education: The political-ideological profile and working conditions of the teachers of basic, technical and technological education," developed at the Joaquim Nabuco Foundation. Changes in the field of vocational and technological education, as well as the restructuring and expansion of the federal network, impacted the work of teachers at federal institutions, considering that the creation of new legal and normative regiments and the configuration of a new institutional culture provoked new rhythms and meanings for teaching, characterized by involvement in different forms of teaching, research, extension and management activities. This process has required teachers to live with an intensification of work that extends beyond the workplace to the times and spaces of private life.
Description: A pesquisa teve como principal objetivo analisar as condições de precarização do trabalho docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Para isso, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: o primeiro foi o levantamento bibliográfico na área da Sociologia do Trabalho e Educação, a fim de contextualizar a pesquisa e conceber seu referencial teórico e o segundo a análise de dados primários a partir dos questionários respondidos eletronicamente pelos docentes. Ressalta-se que foram utilizados os dados coletados no âmbito do projeto de pesquisa “A expansão dos Institutos Federais de Educação: perfil político-ideológico e condições de trabalho dos docentes da Educação Básica, Técnica e Tecnológica” desenvolvido na Fundação Joaquim Nabuco. As mudanças no campo da Educação Profissional e Tecnológica e a reestruturação e expansão da Rede Federal tiveram impactos sobre o trabalho dos docentes dos Institutos Federais, tendo em vista que a criação de novos regimentos legais e normativos e a configuração de uma nova cultura institucional provocaram novos ritmos e sentidos para o trabalho docente, o qual se caracteriza pelo envolvimento em diferentes atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Tal processo tem levado, continuamente, os professores a conviverem com uma intensificação do trabalho que não se limita a jornada na instituição, mas que incide em outros tempos e espaços de âmbito privado.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/996
Appears in Collections:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

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