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dc.contributor.advisorSilva, Tarcísio Augusto Alves da-
dc.contributor.authorSouza Júnior, Gilberto Romeiro de-
dc.date.accessioned2019-05-13T17:04:37Z-
dc.date.available2019-05-13T17:04:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA JÚNIOR, Gilberto Romeiro de. O trabalho docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Pernambuco – IFPE:intensificação e a precarização. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/996-
dc.descriptionA pesquisa teve como principal objetivo analisar as condições de precarização do trabalho docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Para isso, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: o primeiro foi o levantamento bibliográfico na área da Sociologia do Trabalho e Educação, a fim de contextualizar a pesquisa e conceber seu referencial teórico e o segundo a análise de dados primários a partir dos questionários respondidos eletronicamente pelos docentes. Ressalta-se que foram utilizados os dados coletados no âmbito do projeto de pesquisa “A expansão dos Institutos Federais de Educação: perfil político-ideológico e condições de trabalho dos docentes da Educação Básica, Técnica e Tecnológica” desenvolvido na Fundação Joaquim Nabuco. As mudanças no campo da Educação Profissional e Tecnológica e a reestruturação e expansão da Rede Federal tiveram impactos sobre o trabalho dos docentes dos Institutos Federais, tendo em vista que a criação de novos regimentos legais e normativos e a configuração de uma nova cultura institucional provocaram novos ritmos e sentidos para o trabalho docente, o qual se caracteriza pelo envolvimento em diferentes atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Tal processo tem levado, continuamente, os professores a conviverem com uma intensificação do trabalho que não se limita a jornada na instituição, mas que incide em outros tempos e espaços de âmbito privado.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this research was to analyze the increasingly precarious conditions for teaching at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco (IFPE). For this, the following methodological procedures were used: The first one was a detailed review of extant scholarship in the area of Sociology of Work and Education, in order to contextualize the research and to elaborate its theoretical orientations. Secondly, primary data was carried out to analyze online questionnaires completed by teachers. Data were collected under the auspices of a research project entitled, "The expansion of the Federal Institutes of Education: The political-ideological profile and working conditions of the teachers of basic, technical and technological education," developed at the Joaquim Nabuco Foundation. Changes in the field of vocational and technological education, as well as the restructuring and expansion of the federal network, impacted the work of teachers at federal institutions, considering that the creation of new legal and normative regiments and the configuration of a new institutional culture provoked new rhythms and meanings for teaching, characterized by involvement in different forms of teaching, research, extension and management activities. This process has required teachers to live with an intensification of work that extends beyond the workplace to the times and spaces of private life.pt_BR
dc.format.extent73 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDocência em formaçãopt_BR
dc.titleO trabalho docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Pernambuco – IFPE: intensificação e a precarizaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1321243725942713pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0520773156070065pt_BR
dc.contributor.advisor-coGomes, Darcilene Cláudio-
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9776555032114922pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências Sociaispt_BR
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