Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/994
Título: A criança e a arte do desenho: uma análise sobre as práticas pedagógicas com o desenho na etapa final da educação infantil
Autor: Teixeira, Pedro Ferreira Belo
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2210851891677197
Orientador: Barza, Valéria Suely Simões
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3592539163484527
Palavras-chave: Arte na educação;Educação infantil;Práticas pedagógicas;Desenho
Data do documento: 20-Ago-2018
Citação: TEIXEIRA, Pedro Ferreira Belo. A criança e a arte do desenho: uma análise sobre as práticas com o desenho na etapa final da educação infantil. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Resumo: O desenho é uma linguagem utilizada pelas crianças para manifestar de forma consciente ou inconsciente seus sentimentos e emoções, um instrumento repleto de imaginação, expressão e fantasias. Essa manifestação acontece principalmente durante a Educação Infantil, e que a partir dela, o docente pode interagir com as crianças contribuindo para o desenvolvimento de aprendizagens ou superando obstáculos que surgem no decorrer do ano letivo. Durante muito tempo o desenho foi considerado como um passatempo, algo para preencher horários vagos ou para distrair as crianças em casos de ausência de conteúdo programado/planejado. Hoje, cabe ao professor utilizar o desenho como instrumento para o desenvolvimento de atividades criativas e construtivas abandonando concepções antigas e oportunizar a aprendizagem a partir de atividades pedagógicas que consideram o desenho como suporte fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/994
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_pedroferreirabeloteixeira.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.