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Título: Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA
Autor: Silva, Érica Cristina Pereira da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9275904435223285
Orientador: Santos, Carmi Ferraz
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2322696001671542
Palavras-chave: Leitura - Estudo e ensino;Escrita - Estudo e ensino;Letramento;Educação de jovens e adultos
Data do documento: 20-Dez-2018
Citação: SILVA, Érica Cristina Pereira da. Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: This paper deals with the theme of literacy in the context of Youth and Adult Education - EJA. It sought to analyze how textual genres are included in the process of teaching reading and writing in an EJA class. This research has the characteristics of a case study, in which the work of literacy developed by a teacher, from a private institution, was the core of the observations of classes and from which the reflections about the use of the textual genres in the teaching of language . Soares (1998), Marcuschi (2002) and Santos (2006) are some of the fundamental theorists that were used to discuss and conceptualize the investigated phenomenon. The results point out some theoretical and methodological conflicts that arise in the teacher 's attempt to approach her practice of literacy theories, which, although very subtly, proposes a dialogue on social and functional aspects of texts.
Resumo: Este trabalho aborda a temática do letramento no contexto da Educação de Jovens e adultos – EJA. Nele buscou-se analisar como os gêneros textuais estão incluídos no processo de ensino da leitura e da escrita em uma turma da EJA. Essa pesquisa tem as características de um estudo de caso, e centrou-se na observação do trabalho pedagógico desenvolvido por uma professora, de uma instituição privada. A partir destas observações, propomos algumas reflexões acerca do uso dos gêneros textuais no ensino da língua. Soares (1998), Marcuschi (2002) e Santos (2006) são alguns dos teóricos fundamentais que foram utilizados para discutir e conceituar o fenômeno investigado. Os resultados apontam alguns conflitos teóricos e metodológicos que surgem na tentativa da professora de aproximar sua prática das teorias do letramento. No entanto, observa-se, ainda que de modo muito sutil, uma prática de ensino da língua escrita que busca promover um diálogo sobre aspectos sociais e funcionais dos textos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/861
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