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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/851
Título: | Facebook, uma ferramenta propícia à criação de estrangeirismos em língua portuguesa |
Autor: | Silva, Pedro Henrique Corrêa |
Orientador: | Soares, Inaldo Firmino |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0543042624198336 |
Palavras-chave: | Língua portuguesa;Estrangeirismos;Lexicografia;Facebook (Rede social on-line);Linguagem (Neologismos, gírias, etc.) |
Data do documento: | 28-Fev-2018 |
Citação: | SILVA, Pedro Henrique Corrêa Silva. Facebook, uma ferramenta propícia à criação de estrangeirismos em língua portuguesa. 2018. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. |
Abstract: | This research results from a study about the Facebook network as a space conducive to the creation and proliferation of foreign expressions in the Portuguese language, which, like all languages, is a living organ that develops in accordance with external influences and the forms of use that are in the course of time. The research carried out had as subjects high school students, in order to know to what extent they are aware of how much words and expressions from a foreign language and its variations are used by them and how and if these words and expressions can, including analyzing how the process of consolidation of certain slang, that appear under the modality of linguistic loan or of foreignism, takes place. The analysis of the speeches of the subjects surveyed points to a domain relationship in which the predominant language is English, which reflects the dominance that American culture exerts not only in our country, but throughout the world. |
Resumo: | Este trabalho resulta de um estudo acerca da rede Facebook como espaço propício à criação e proliferação de estrangeirismos na Língua Portuguesa que, como toda Língua, é um órgão vivo, que se desenvolve em conformidade com as influências externas e com as formas de uso que se transformam no decorrer do tempo. A pesquisa realizada teve como sujeitos alunos do Ensino Médio, no intuito de saber em que medida eles têm consciência do quanto palavras e expressões oriundas de uma língua estrangeira e suas variações são utilizadas por eles e de como e se essas palavras e expressões podem, inclusive analisando como se dá o processo de consolidação de certas gírias, que aparecem sob a modalidade de empréstimo linguístico ou de estrangeirismo. A análise das falas dos sujeitos pesquisados apontam para uma relação de domínio em que o idioma predominante é o Inglês, o que reflete o domínio que a cultura americana exerce não somente no nosso país, como em todo o mundo. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/851 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (Sede) |
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