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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/840
Título: | Os espaços da cidade no romance O Rabo da Serpente, de Leonardo Padura |
Autor: | Santos, Viviane Silva |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/2779773908445712 |
Orientador: | Bezerra, Antony Cardoso |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/7274047087168768 |
Palavras-chave: | Ficção policial;Análise do discurso narrativo;Literatura cubana;Cidades e vilas na literatura - Aspectos sociológicos |
Data do documento: | 8-Ago-2018 |
Citação: | SANTOS, Viviane Silva. Os espaços da cidade no romance O Rabo da Serpente, de Leonardo Padura. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018. |
Abstract: | Since its beginnings, with the works of Edgar Allan Poe and other writers, crime fiction has been a genre which usually displays the relations between the characters and the cities where they live. The environment makes possible the apprehension of both the inner self of the characters and the dichotomy between the good and the evil, which is also common in crime fiction and reflects a macrostructure. Cities reveal the way the characters think and their very attitudes within the novel. Out of that condition, we analyse the novel The Snake’s Tail, by the Cuban writer Leonardo Padura. The investigation takes into consideration the representation of the space (Havana) in the novel, in order to understand thecharacteristics of the very space and how it is shared between locals and “foreigners” (the Chinese community who lives in the Cuban capital city). Such elements are employed by the author both to construct the characters and to recover past moments. |
Resumo: | Desde o seu princípio, com as narrativas de Edgar Allan Poe e de escritores sucedâneos, o gênero literário policial apresenta as relações entre personagens e as cidades nas quais elas vivem. O ambiente faz emergirem a essência do ser ficcional e a dicotomia entre o bem e o mal; esta, tão característica do gênero e que pode espelhar uma macroestrutura. As cidades acabam por revelar, no que diz respeito às personagens, tanto a ordem dos pensamentos quanto as atitudes que tomam ao longo da narrativa. A partir do exposto, analisa-se o romance O Rabo da Serpente, do escritor cubano Leonardo Padura. Consideram-se, na investigação, a relação da obra com o gênero policial, a representação do espaço em que se desenvolve a fábula — a cidade de Havana —, assim como a divisão do espaço com o “estrangeiro” (no caso, a comunidade chinesa residente na capital cubana). Tais fatores são empregados pelo autor para a construção do perfil das personagens e para a recuperação de momentos do passado. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/840 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (Sede) |
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